Descrições paternas sobre alguns fatores predisponentes para o excesso de peso de seus filhos

Autores

  • Jordanna Katharinna Almeida Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).
  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba. http://orcid.org/0000-0002-5906-2244

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3087.p1-7.2020

Palavras-chave:

Obesidade, Crianças, Equipe multiprofissional

Resumo

Objetivo: analisar as descrições paternas sobre alguns fatores predisponentes para o excesso de peso de seus filhos. Métodos: no estudo transversal e quantitativo, avaliaram-se, por meio de um questionário estruturado, os relatos dos pais de crianças de 2 Instituições Escolares de Patos de Minas, MG, quanto alguns fatores paternos (estado civil, renda familiar, excesso de peso corporal) e dos filhos (ingestão alimentar, prática de atividade física, assistir à televisão, meio de locomoção até a escola, e acompanhamento pelo enfermeiro) que poderiam estar contribuindo com a obesidade dos escolares. Resultados: entre os 55 relatos familiares, grande parte dos pais era casada, recebiam mais de 2 salários-mínimos, e alguns apresentavam excesso de peso. O deslocamento até a escola era de automóvel, e eles ingeriram os lanches trazidos de casa. Algumas crianças ingeriam refrigerantes e doces diariamente e assistiam a mais de 2 horas de televisão por dia; outras não ingeriam, diariamente, frutas e verduras e não praticavam atividade física. Entre as crianças com excesso de peso, algumas possuíam pais com excesso de peso, deslocavam-se até a instituição de automóvel e não tinham acompanhamento de um enfermeiro para tratar a alteração nutricional já instalada. Conclusão: alguns pais e seus filhos apresentavam excesso de peso e alguns fatores de risco para o surgimento ou para o agravamento dessa condição nutricional, destacando a necessidade de trabalhos com uma equipe multiprofissional para tratar do assunto com os escolares e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordanna Katharinna Almeida, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Enfermeira.

Martha Elisa Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba.

Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras. Docente da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba.

Downloads

Publicado

2020-10-29