Tendência do número de casos da tuberculose no estado de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3391.p1-6.2021

Palavras-chave:

AAnálise de intervenção, Modelo SARIMA, Tuberculose

Resumo

Objetivo: mostrar uma análise do comportamento e da previsão da série referente aos casos confirmados de tuberculose (TB), notificados no sistema de informação de agravos de notificação no estado de Minas Gerais (MG). Métodos: análise de séries temporais e estudo do efeito da sazonalidade, tendência e intervenção. Os dados são mensais relativos ao número de casos confirmados de tuberculose, concernente aos anos de 2001 a 2019, que foram retirados do site DATASUS. Resultados: ajustou-se um modelo SARIMA(1,1,0)(1,0,0)12, o qual o mais adequado foi o que considerou as possíveis intervenções na série. Conclusão: não deve haver um aumento nem queda brusca no número de casos de TB em MG no ano de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Fernandes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando do Programa de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, Brasil.

Isolina Aparecida Vilas Bôas, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, Brasil.

Tales Jesus Fernandes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Docente do Programa de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, Brasil.  

Downloads

Publicado

2021-08-26