Prevalência e aspectos epidemiológicos da COVID-19 na 9ª Região de Saúde de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3556.p1-6.2020

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, Características Epidemiológicas, Pandemia, Coronavírus

Resumo

Objetivo: verificar a taxa de prevalência e realizar uma caracterização epidemiológica dos casos de COVID-19 na 9ª Região de Saúde de Alagoas, incluídos todos os casos registrados até 30 de setembro 2020. Métodos: os dados foram obtidos por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Governo Estadual de Alagoas. Após a obtenção dos dados, realizou-se o cálculo de prevalência da doença para cada município da região, e, posteriormente, fez-se uma análise descritiva das principais características epidemiológicas, dos sintomas e das comorbidades relatadas pelos pacientes; o Odds Ratio dos óbitos e comorbidades também foi calculado. Resultados: 5.564 casos de COVID-19 foram registrados na região no período estudado. Santana do Ipanema foi o município com maior número de casos (1.295), Palestina apresentou a maior prevalência (5082,4/100.000 hab.). A maioria dos pacientes, de cor parda, com idade entre 31 e 40 anos, relatou ter tosse e febre. A diabetes foi a comorbidade mais relatada, e doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes as comorbidades significativamente associadas aos óbitos. Conclusões: os resultados aqui encontrados auxiliam na adoção de medidas e práticas preventivas, levando em consideração a taxa de prevalência da doença, dando importância, assim, aos municípios prioritários neste momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce da Silva Nascimento, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Alagoas.

Leticia Pereira Bezerra, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Rosália Elen Santos Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-11