ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TRANSMISSÃO DE DENGUE EM SANTOS, SÃO PAULO, NO PERÍODO DE 1997 A 2012.

Autores/as

  • Maria Angela Bellegarde Fernandes Secretaria Municipal de Saúde de Santos
  • Delsio Natal Faculdade de Saúde Pública da USP
  • Maria de Fátima Domingos SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i1.45.p5.2014

Palabras clave:

Dengue, Controle de insetos, Aedes aegypti, Vigilância epidemiológica

Resumen

Após a erradicação do Aedes aegypti no Brasil no final dos anos 50 do século passado, focos foram assinalados nos anos 80 na cidade de Santos, todavia a sua reinfestação definitiva foi comprovada nos anos 90. Os primeiros casos de dengue autóctones foram registrados no início de 1997. O objetivo deste trabalho foi estudar a dengue no município de Santos desde a sua reintrodução levando-se em consideração alguns de seus aspectos epidemiológicos, bem como as possíveis causas do comportamento das epidemias. As análises de incidência foram restritas aos casos em residentes (autóctones) que foram notificados e confirmados, no período de1997 a 2012, segundo: faixa etária, sexo, mês e ano de ocorrência. O comportamento da incidência da dengue durante a série temporal mostrou: anos epidêmicos intercalados com surtos e possíveis casos de reinfecção para cada introdução de sorotipo distinto, o que aumenta o risco de casos de dengue grave mostrando também um quadro de endemicidade da doença. Os métodos de controle utilizados, embora legitimamente embasados, não foram suficientes para evitar os surtos e as epidemias. Interpreta-se ter faltado a integração das ações – Controle Integrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Angela Bellegarde Fernandes, Secretaria Municipal de Saúde de Santos

Psicóloga com especialização em Psicologia Hospitalar, especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Mestrado em Ciências no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalho há 23 anos na Secretaria Municipal de Saúde de Santos no cargo de psicóloga e na função de epidemiologista - Departamento de Vigilância em Saúde - Seção de Controle de Vetores.

Delsio Natal, Faculdade de Saúde Pública da USP

Professor-doutor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP

Maria de Fátima Domingos, SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo

Bióloga, professora-doutora, pesquisadora científica da SUCEN.

Publicado

2014-03-28

Cómo citar

1.
Bellegarde Fernandes MA, Natal D, Domingos M de F. ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TRANSMISSÃO DE DENGUE EM SANTOS, SÃO PAULO, NO PERÍODO DE 1997 A 2012. J Health Biol Sci. [Internet]. 28 de marzo de 2014 [citado 22 de julio de 2024];2(1):5. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/45