Redução da taxa de filtração glomerular em pacientes críticos em uso de vancomicina: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v11i1.4659.p1-7.2023Palabras clave:
Lesão Renal Aguda, Nefrotoxicidade, Vancomicina, Monitoramento Terapêutico de FármacosResumen
Objetivo: o presente trabalho teve como objetivo avaliar os fatores clínicos e medicamentosos relacionados com a redução da Taxa de Filtração Glomerular (TFG) em pacientes críticos em uso de vancomicina. Métodos: trata-se de um estudo transversal em que pacientes em uso de vancomicina, maiores de 18 anos, hospitalizados em terapia intensiva, foram selecionados no período de agosto a dezembro de 2019. Foram excluídos os pacientes que tiveram permanência inferior a 48h na unidade, aqueles com doença renal crônica e/ou que tiveram antimicrobiano suspenso nas primeiras 48h. Os dados clínicos e laboratoriais foram coletados do prontuário nas mesmas datas das coletas de amostras sanguíneas. As amostras de sangue foram coletadas no vale a partir do terceiro dia de tratamento. Os níveis de vancomicina foram medidos usando VANC VITROS ®. Os dados foram analisados através do software R. Resultados: 54 pacientes foram incluídos, sendo 68,5% do sexo masculino, 98,1% em ventilação mecânica, com foco respiratório (51,2%) e isolado Acinetobacter baumanni (38,0%). As concentrações de vancomicina variaram entre 5,0 e 50,0μg/mL, média 21,6 (DP: 10,6) μg/mL; 50% dos pacientes apresentaram concentração acima de 20μg/mL e 66,7% piora da TFG após o tratamento. A concentração de vancomicina foi a única variável diretamente relacionada com o desenvolvimento da alteração na função renal (p=0.0037). Não foi possível estabelecer a influência da comedicação na redução da taxa de filtração glomerular (TFG). Conclusão: as doses usuais de vancomicina ajustadas por meio da função renal não atingiram os níveis séricos terapêuticos recomendados de vancomicina, sendo relacionados à nefrotoxicidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).