Análise de tendência da mortalidade por doenças do aparelho circulatório no Rio Grande do Sul, 1998 a 2012<br>Trend analysis of mortality from circulatory diseases in Rio Grande do Sul, 1998 to 2012
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v4i2.659.p82-87.2016Palabras clave:
Mortalidade, Doenças cardiovasculares, Fatores de risco, Estudos ecológicosResumen
Introdução: As doenças do aparelho circulatório têm-se constituído nas principais causas de morte em todo o mundo. Objetivo: avaliar as tendências à mortalidade pelas Doenças do Aparelho Circulatório entre 1998 a 2012, no Rio Grande do Sul (RS). Métodos: estudo ecológico, exploratório com coleta de dados secundários sobre mortalidade por doenças do aparelho circulatório. Os dados são provenientes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de domínio público e acesso irrestrito pela internet. Analisaram-se os coeficientes de mortalidade por doenças do aparelho circulatório e mortalidade proporcional por faixa etária, sexo e causas da morte. Realizou-se padronização direta e análise por Regressão de Poisson. As razões das médias foram apresentadas com seus respectivos intervalos de confiança a 95% e resultados do teste Wald. Resultados: na comparação do período, encontrou-se redução na mortalidade mais evidente no coeficiente de mortalidade específica padronizada (diminuição de 39,4%) e na Regressão de Poisson. A mortalidade foi mais elevada entre os mais idosos, sendo observada maior redução no grupo de 30 a 59 anos.
Conclusão: acredita-se que a redução das Doenças do Aparelho Circulatório no Rio Grande do Sul foi consequência de fatores de risco e de mudanças assistenciais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).