A teoria das representações sociais sob a ótica das pesquisas de enfermagem no Brasil

Autores

  • Silvio Eder Dias da Silva Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Arielle Lima dos Santos Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Joel Lobato da Costa Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Natacha Mariana Farias da Cunha Discente do curso de de enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • jeferson Santos Araújo Doutorando em Enfermagem fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP)
  • Adriana Alaíde Alves Moura Discente do curso de de enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i3.1319.p272-276.2017

Palavras-chave:

Enfermagem, Psicologia Social, Pesquisa

Resumo

Introdução: O campo de estudos da Psicologia Social relacionado à Enfermagem vem ocupando espaço a cada vez maior em termos de qualidade e quantidade em sua investigação científica, em que as representações sociais são uma modalidade de conhecimento particular os entre indivíduos, cuja teoria trabalha com o cognitivo do indivíduo e sua interação no meio social atuando em sua transformação; é reconhecida como um grupo que reapresenta e constrói uma realidade. Objetivo: Analisar a produção científica da Enfermagem brasileira à luz da teoria das representações sociais de Serge Moscovici. Método: Trata-se de um estudo bibliométrico cujo principal objetivo é entender o campo de determinados estudos, finalizando com a análise dos dados realizada de forma descritiva, utilizando como aporte o programa Microsoft Excel com material de análise extraído do banco de dados do Centro de Estudos e pesquisa em Enfermagem(CEPEn), em que foram identificadas 94 dissertações e 39 teses entre os anos de 2010 a 2015. Resultados: O desenvolvimento da teoria é apresentado segundo seu idealisador teórico. Após a análise dos resumos dispostos no banco de dados evidenciaram-se como principais os resultados relacionados aos cuidados de enfermagem e aos cuidados em saúde, de forma crescente. São temas que apresentam relevância na área da saúde, com um efeito particular na enfermagem, uma vez que o enfermeiro é tido como o profissional que entra em contato direto com o ser que necessita de cuidados. Conclusão: O crescimento dos estudos que empregam a TRS sobre a investigação de enfermeiros vem evoluindo e apresentando significativa melhora no decorrer dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

1.
da Silva SED, dos Santos AL, da Costa JL, da Cunha NMF, Araújo jeferson S, Moura AAA. A teoria das representações sociais sob a ótica das pesquisas de enfermagem no Brasil. J Health Biol Sci. [Internet]. 30º de junho de 2017 [citado 3º de julho de 2024];5(3):272-6. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1319