ANÁLISE DO NÍVEL DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE DA REGIÃO DO CARIRI

Autores

  • Thiago Bessa Pontes Universidade Federal do Cariri
  • Valdi Geraldo Teixeira Junior

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i2.p82-99.2016

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Nível de Maturidade, Modelo Prado-MMGP

Resumo

O tema gerenciamento de projetos tornou-se para as organizações um fator diferencial para permanência em um mercado altamente competitivo. Tidos como complexos, a maioria dos projetos necessita de um profundo gerenciamento em seu ciclo de vida. Procurar alcançar um maior nível de maturidade em gestão de projetos tem sido uma preocupação constante das organizações que buscam atingir o sucesso em seus projetos. Deste modo, este trabalho expõe um estudo de caso a analisar o nível atual da maturidade em gerenciamento de projetos em uma empresa de publicidade localizada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o nível de maturidade da empresa realizando um estudo comparativo ao modelo Prado-MMGP; b) indicar caminhos a seguir de acordo com o modelo para evoluir ao nível seguinte, e indicando os seguimentos para desenvolver o plano de ações para evolução do nível de maturidade, utilizando o Modelo Prado-MMGP. Conclui-se que a empresa em estudo apresenta o nível 1 (um) da escala de maturidade pelo modelo proposto, o que representa um estágio inicial e que não existe nenhum tipo de iniciativa organizada para implantação do mesmo no ambiente de trabalho. Os projetos são executados e gerenciados de forma isolada, ou seja, tentativas individuais de “boa vontade”, no planejamento, controle, procedimentos padronizados que são utilizados de forma inadequada, uma vez que os projetos dificilmente chegam ao sucesso total. Dessa forma, foi proposto que a implantação de gerenciamento de projetos deva acontecer de forma gradual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Bessa Pontes, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Tecnologias da Informação e Comunicação com ênfase em Technology Enhanced Learning and Societal Challenges pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tema de estudo: Tecnologias como estratégia de ensino (EAD).

MBA em Gerenciamento de Projetos pela UniChristus. Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNICE. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ministro aulas de Programação de Computadores para Engenharia nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na qualidade de docente efetivo Assistente A/DE.

Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação em desenvolvimento web, com criações gráficas, animações, arquitetura da informação, websemântica, webdeveloper. Atuo como gerente de projetos usando as boas práticas indicadas pelo PMBOK, Project Management Institute - Member ID: 2473758. Voluntário do projeto Branch Cariri do Capítulo Ceará do Project Management Institute. Sou associado a Associação Brasileira de Profissionais de Internet (ABRAWEB) e sa Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Possuo experiência como auditor interno da ISO9000, boas práticas de Bussines Process Model (BPMN).

Valdi Geraldo Teixeira Junior

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Leão Sampaio

Downloads

Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Artigos