Anúncios

Informamos a toda a comunidade de pesquisadores na área de administração e ciências contábeis que a Revista Gestão em Análise - ReGeA está aberta para a submissão de novos artigos. O processo de submissão é contínuo, bem como é continuo também o fluxo de publicação, sendo agrupado em três números por ano.

  • CALL FOR PAPERS 2025 - Temática: “NOVAS TECNOLOGIAS, CADEIAS CIRCULARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" - Revista Gestão em Análise (ReGeA)

    2024-11-05
    . CALL FOR PAPERS 2025 - Revista Gestão em Análise (ReGeA) - Chamada para submissão de manuscritos. Temática: “NOVAS TECNOLOGIAS, CADEIAS CIRCULARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" A publicação dos textos aprovados apresentam-se em fluxo contínuo (Artigo, Ensaio e Caso de Ensino). Dead line 30.11.2024 Submissão - https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao Cordialmente, Profa. Carla Marques - Editora Científica (tecnologias) - IFRN Prof. Arnaldo Coelho - Editor Científico (gestão) - Universidade de Coimbra Profa. Laodicéia Weersma - Editora Executiva - Unichristus Email: revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br Saiba mais sobre CALL FOR PAPERS 2025 - Temática: “NOVAS TECNOLOGIAS, CADEIAS CIRCULARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" - Revista Gestão em Análise (ReGeA)
  • CAPES adotará nova sistemática para classificação de artigos na avaliação quadrienal a partir 2025

    2024-11-01

    CAPES adotará nova sistemática para classificação de artigos na avaliação quadrienal a partir 2025

    O Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES aprovou uma nova sistemática para uma das dimensões da avaliação quadrienal da pós-graduação stricto sensu: a classificação da produção intelectual. O processo avaliativo passará a focar na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado. A mudança será aplicada no ciclo 2025 a 2028.

    Foram definidos três procedimentos para a classificação dos artigos.

    Primeiro - a classificação se dará pelos indicadores bibliométricos dos veículos de publicação, baseada no desempenho da revista, como é feito atualmente pelo Qualis Periódicos, mas a classificação vai recair sobre artigos.
    Segundo - os indicadores serão extraídos diretamente do artigo, através, por exemplo, do índice de citações alcançadas para a análise quantitativa e dos critérios de indexação e acesso aberto, dentre outros, para averiguar aspectos qualitativos.
    Terceiro - a análise qualitativa de artigos é baseada em fatores e metodologias definidos pela área de avaliação que podem abarcar, por exemplo, uma análise de pertinência do tema abordado, avanço conceitual proveniente do trabalho e a contribuição científica do estudo. 

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

    (Brasília – Redação CGCOM/CAPES) – 31.10.2024

    Ps. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

    Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-adotara-classificacao-de-artigos-na-avaliacao-quadrienal. Acesso em 01.11.2024

    Em Pauta: Revista Gestão em Análise – ReGeA

    https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao

     

     

     

    Saiba mais sobre CAPES adotará nova sistemática para classificação de artigos na avaliação quadrienal a partir 2025
  • ReGeA (2024-3) EDITORIAL: Implicações da visão sistêmica e da ascensão de novas tecnologias na divulgação científica

    2024-10-21

    ReGeA (2024-3) EDITORIAL: Implicações da visão sistêmica e da ascensão de novas tecnologias na divulgação científica

     À semelhança da visão sistêmica da vida e suas redes de interações complexas, a coevolução da sociedade e da ciência requer uma gestão além de abordagens fragmentadas e reducionistas de seus atores, seja a universidade, seja as políticas públicas que envolvem a ciência, tendo em vista que necessitam enfrentar os novos desafios do cenário contemporâneo.

    Segundo Capra e Luisi (2020), adotar uma abordagem sistêmica e interdisciplinar para discutir questões complexas é essencial, tendo em vista que, por meio das interações e das relações entre diferentes elementos do sistema, é possível obter uma visão mais abrangente e holística, identificando as alavancas estratégicas para promover mudanças positivas.

    Em se tratando de fazer ciência e, mais especificamente, do modo de as pesquisas serem realizadas com seus resultados mais compreensíveis e disponibilizados ao público geral, crescem as discussões acerca da ampliação e da inter-relação entre os saberes, concomitante com os debates sobre ascensão de novas tecnologias e da busca por modelos de gestão mais efetivos.

    Nesse cenário, têm-se implementado ações que possibilitem que a divulgação científica atenda a tais demandas, a exemplo do surgimento dos periódicos digitais, a criação de repositórios da web e o crescimento do acesso livre à informação científica e, por assim dizer, permitindo uma maior divulgação dos resultados das pesquisas com a sociedade.

    Em função do quadro apresentado, a partir dessa edição comemorativa de dez anos da Revista Gestão em Análise (ReGeA) sob a nossa gestão, alargaremos o escopo deste periódico para além das áreas de administração, gestão e ciências contábeis, o que contará com os saberes de tecnologias, ciências da informação e engenharia de produção. Para tanto, juntar-se-á à equipe de editores da ReGeA, a professora Carla Katarina de Monteiro Marques, que tem pós-doutorado pela UdeM (Department of Computer Engineering, University Polytechnique of Montreal, Canadá) e, atualmente, é professora titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

    Saudações acadêmicas,

    Arnaldo Fernandes Matos Coelho – Editor Científico - Gestão

    Carla Katarina de Monteiro Marques – Editora Científica - Tecnologias

    Laodicéia Amorim Weersma – Editora Executiva e Inovação

     REFERÊNCIAS

    CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2020.

    DOI: https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p5-6.2024

    Saiba mais sobre ReGeA (2024-3) EDITORIAL: Implicações da visão sistêmica e da ascensão de novas tecnologias na divulgação científica
  • Ampliação do ESCOPO da Revista Gestão em Análise - ReGeA

    2024-10-08

    Ao considerar os novos cenários da pesquisa científica e as demandas de mercado, o Comitê de Políticas Editoriais da Revista Gestão em Análise (ReGeA) tona público a ampliação do escopo do periódico, a saber:

    “O escopo da revista compreende diversos domínios do conhecimento nas áreas da gestão, tecnologias e inovação em instituições públicas e privadas, notadamente:  gestão empreendedora e estratégica; gestão financeira e contábil alinhadas à governança corporativa, gestão da informação, desenvolvimento de sistemas e transformação digital, engenharia da produção envolvendo operações industriais, logística, cadeias de suprimento e sustentabilidade.”

    Com cordiais cumprimentos,

    - Arnaldo M. Coelho, Universidade de Coimbra, Portugal (Editor Científico - Gestão)

    - Carla Katarina de Monteiro Marques, IFRN, Brasil (Editora Científica - Tecnologias)

    - Laodicéia A. Weersma, UNICHRISTUS, Brasil (Editora Executiva e Inovação)

    Saiba mais sobre Ampliação do ESCOPO da Revista Gestão em Análise - ReGeA