METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA CAPACIDADE INOVATIVA EMPRESARIAL: UM ESTUDO A PARTIR DO SETOR DE VESTUÁRIO DO CEARÁ

Menno Rutger Weersma, Laodicéia Amorim Weersma

Resumo


Em ambientes concorrenciais, o mercado passa a ser um lócus de seleção de empresas, impondo a adoção de estratégias competitivas que promovam inovação. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia de seleção dos determinantes da capacidade inovativa empresarial. Tem-se como objetivos específicos identificar os fatores internos e os fatores externos à empresa que contribuem em sua capacidade inovativa. Utiliza-se da pesquisa descritiva mediante survey junto às empresas do setor de vestuário do Estado do Ceará. Os resultados evidenciam a importância da seleção dos determinantes da capacidade inovativa, no sentido de fornecer informações que possam subsidiar a gestão estratégica de forma acessível a seus gestores. A pesquisa permitiu identificar os fatores determinantes da capacidade inovativa: aquisição de máquinas e equipamentos; introdução das inovações tecnológicas no mercado; marcas; tempo de liderança sobre os competidores; e financiamento exclusivo para a compra de máquinas e equipamentos utilizados para inovar.

Palavras-chave


Inovação; Capacidade inovativa; Setor de vestuário

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p11-30.2014

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