METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA CAPACIDADE INOVATIVA EMPRESARIAL: UM ESTUDO A PARTIR DO SETOR DE VESTUÁRIO DO CEARÁ

Autores

  • Menno Rutger Weersma
  • Laodicéia Amorim Weersma

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p11-30.2014

Palavras-chave:

Inovação, Capacidade inovativa, Setor de vestuário

Resumo

Em ambientes concorrenciais, o mercado passa a ser um lócus de seleção de empresas, impondo a adoção de estratégias competitivas que promovam inovação. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia de seleção dos determinantes da capacidade inovativa empresarial. Tem-se como objetivos específicos identificar os fatores internos e os fatores externos à empresa que contribuem em sua capacidade inovativa. Utiliza-se da pesquisa descritiva mediante survey junto às empresas do setor de vestuário do Estado do Ceará. Os resultados evidenciam a importância da seleção dos determinantes da capacidade inovativa, no sentido de fornecer informações que possam subsidiar a gestão estratégica de forma acessível a seus gestores. A pesquisa permitiu identificar os fatores determinantes da capacidade inovativa: aquisição de máquinas e equipamentos; introdução das inovações tecnológicas no mercado; marcas; tempo de liderança sobre os competidores; e financiamento exclusivo para a compra de máquinas e equipamentos utilizados para inovar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

WEERSMA, Menno Rutger; WEERSMA, Laodicéia Amorim. METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA CAPACIDADE INOVATIVA EMPRESARIAL: UM ESTUDO A PARTIR DO SETOR DE VESTUÁRIO DO CEARÁ. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 3, n. 1/2, p. 11–30, 2014. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p11-30.2014. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/145. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos