ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS ATORES DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: RELAÇÃO FORNECEDOR LOCAL / GRANDE DISTRIBUIÇÃO

Larisse Oliveira Costa, Dominique Bonet Fernandez

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a satisfação entre os membros do canal de distribuição de alimentos, em especial os fornecedores locais e os grandes varejistas, a fim de identificar se existe uma satisfação nesta relação. No desenvolvimento do trabalho foram abordados alguns conceitos sobre a teoria comportamental, bem como suas variáveis que foram identificadas na literatura. Entre as variáveis, a pesquisa deu ênfase ao conflito e à cooperação, bem como ao poder e à dependência como sendo variáveis que influenciam na satisfação dos atores do canal. O trabalho realizado teve um carater exploratório, empírico, e uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na cidade de Fortaleza com as três maiores redes de supermercado do Brasil e com 22 fornecedores locais, todos localizados em Fortaleza. Para analisar os resultados obtidos, foi feita uma análise do conteúdo temático, utilizando-se o programa Tropes. A partir da pesquisa, concluiu-se que existe satisfação por parte das grandes redes de supermercados, percebendo-se uma relação de cooperação, parceria e confiança entre os atores; porém, com a relação aos fornecedores locais, os resultados foram distintos, principalmente os relacionados ao porte dos fornecedores.

Palavras-chave


Canal de distribuição; Fornecedores locais; Grande distribuição; Satisfação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p78-92.2014

Direitos autorais 2016 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.