ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO DE ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES: UM ESTUDO EM DISTINTAS ESPACIALIDADES NA CIDADE DE SETE LAGOAS (MG)

Paulo Henrique Gomes Jelihovschi, Henrique Cordeiro Martins, Anderson de Souza Sant’Anna

Resumo


Este artigo objetiva investigar ecossistemas empreendedores, por meio de análise de interações entre empreendedores em distintas espacialidades da cidade de Sete Lagoas (MG). Os espaços estudados foram o Centro, rua da periferia e o principal shopping center. Como marcos teóricos, foi utilizada a abordagem de Jacobs (2011) para análise das características dos espaços pesquisados; a Teoria da Ação Prática, elaborada por Bourdieu (2010), para análise dos capitais mobilizados pelos diferentes empreendedores investigados; e a Teoria das Relações Ecológicas Interespecíficas, desenvolvida por Lopes e Rosso (2010), para investigação das características dos ecossistemas alvos do estudo. Em termos metodológicos, a pesquisas pode ser caracterizada como estudos de caso, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas junto a empreendedores locais. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo, permitindo a categorização dos espaços estudados em três tipos de ecossistemas: mutualismo (comércio de rua), protocooperação (Centro) e inquilinismo (Shopping center).


Palavras-chave


Empreendedorismo; Ecossistema Empreendedor; Relações Ecológicas Interespecíficas; Capitais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p70-84.2018

Direitos autorais 2018 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.