FUNÇÕES E APLICAÇÕES DAS ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p159-168.2020

Palavras-chave:

Atividades do PCP, Kanban, MRP

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como as atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP) são realizadas na prática em uma empresa de insumos que atua no setor têxtil, observando a aplicação dos Sistemas de Coordenação de Ordens (SCOs), como o MRP e o Kanban são desenvolvidas em uma indústria de produção de insumos localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, Maracanaú. Por meio de um estudo de caso, foi possível observar o funcionamento e associar a aplicação do sistema demonstrado na literatura com o praticado pela empresa. Observou-se como resultados na empresa a sensibilização e a aplicação inicial e limitada do Kanban; entretanto, posteriormente, o Kanban visou, de forma plena, aos melhoramentos na qualidade do produto, na redução dos níveis de estoque, no acompanhamento e no controle da produção e cumprimentos de prazos de entrega dos pedidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaque Santiago Amaro Costa, Estudante IFCE

Graduado em Tecnologia em Processos Químicos- IFCE

Jorge dos Santos Gurgel, IFCE

Bacharel em Administração de Empresas (UECE), Especialista em Engenharia de Produção (UFC) e Mestre em Administração de Empresas (UECE)Professor Efetivo do IFCE, Campus Fortaleza

Andréa Moura da Costa Souza, IFCE

Professora efeitiva do IFCE, lider do grupo GPEO/CNPQ-Doutora em Educação- UFC, Mestre em Administração e Educação - Université de Nancy-Lorraine. Especialização em planejamento Estratégico-UFC. Bacharel em Administração e Filosofia.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

COSTA, Isaque Santiago Amaro; GURGEL, Jorge dos Santos; SOUZA, Andréa Moura da Costa. FUNÇÕES E APLICAÇÕES DAS ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL DO CEARÁ. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 159–168, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i2.p159-168.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2465. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos