FUNÇÕES E APLICAÇÕES DAS ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL DO CEARÁ

Isaque Santiago Amaro Costa, Jorge dos Santos Gurgel, Andréa Moura da Costa Souza

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar como as atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP) são realizadas na prática em uma empresa de insumos que atua no setor têxtil, observando a aplicação dos Sistemas de Coordenação de Ordens (SCOs), como o MRP e o Kanban são desenvolvidas em uma indústria de produção de insumos localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, Maracanaú. Por meio de um estudo de caso, foi possível observar o funcionamento e associar a aplicação do sistema demonstrado na literatura com o praticado pela empresa. Observou-se como resultados na empresa a sensibilização e a aplicação inicial e limitada do Kanban; entretanto, posteriormente, o Kanban visou, de forma plena, aos melhoramentos na qualidade do produto, na redução dos níveis de estoque, no acompanhamento e no controle da produção e cumprimentos de prazos de entrega dos pedidos.


Palavras-chave


Atividades do PCP; Kanban; MRP

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p159-168.2020

Direitos autorais 2020 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.