CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DO DIRETOR DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

Autores

  • Jair de Oliveira UTFPR - Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0001-7847-698X
  • Creuza Martins França Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Mestra em Ensino pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR-LD
  • Cristhiane Pereira de Lima Especialização em Ensino e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e Coordenador da Incubadora de Inovações Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p109-122.2020

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Setor Público, Diretor escolar, Escola Pública Municipal, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo buscou avaliar a presença de comportamento empreendedor no trabalho dos diretores das escolas públicas do ensino fundamental, localizadas em uma microrregião do norte do estado do Paraná. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada por meio de estudo de caso e organizada em duas etapas: na primeira, participaram quatro escolas, quando analisadas e selecionadas duas delas, para participarem da segunda etapa, considerando os desempenhos dessas duas unidades no IDEB. Os resultados da segunda etapa mostraram que, apesar de o tema empreendedorismo não ser abordado diretamente nas discussões sobre gestão das escolas públicas municipais, observou-se que os seus pressupostos estavam presentes no cotidiano dos diretores, principalmente, para as características comportamentais associadas ao comprometimento e à persistência. Assim, respeitando as tipicidades e as devidas adequações, entendeu-se que é possível aplicar os pressupostos do empreendedorismo à gestão das escolas públicas municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair de Oliveira, UTFPR - Cornélio Procópio

Professor do PPGEN - da UTFPR - Londrina e do DACHS - UTFPR - Cornélio Procópio

Creuza Martins França, Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Mestra em Ensino pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR-LD

Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Mestra em Ensino pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR-LD

Cristhiane Pereira de Lima, Especialização em Ensino e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e Coordenador da Incubadora de Inovações Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Cornélio Procópio.

Especialização em Ensino e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e Coordenador da Incubadora de Inovações Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

OLIVEIRA, Jair de; FRANÇA, Creuza Martins; LIMA, Cristhiane Pereira de. CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DO DIRETOR DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 109–122, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p109-122.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2470. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos