QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS: ANÁLISE DO PORTAL DE DADOS ABERTOS BRASILEIRO

Autores

  • Ambrozina de Abreu Pereira Silva Professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF) Campus Avançado de Governador Valadares

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p31-47.2020

Palavras-chave:

Dados Abertos, Transparência, Qualidade da informação, Brasil

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o Portal Brasileiro de Dados Abertos, sob a perspectiva da qualidade dos dados e dos princípios de DGA’s. Foram analisadas informações disponíveis no ano de 2018 no Website do Portal. As categorias de análise que compuseram a pesquisa foram os princípios de DGA’s, apontados pelo Open Government Working Group e as dimensões para a análise da qualidade dos dados, propostos por Parker et al. (2006). O portal, enquanto catalogador dos dados, atende, praticamente, a todos os princípios de DGA´s. Quanto à qualidade das informações, dimensões como adequação, relevância, atualização, facilidade de manipulação e entendimento merecem atenção por parte da Administração Pública. Espera-se que os fatores apontados sejam considerados pela Administração Pública, possibilitando a disponibilização de dados qualificados que contribuam com o aperfeiçoamento das ações governamentais, promovendo possibilidades efetivas de consulta às informações fornecidas pela Administração Pública brasileira, favorecendo o processo de participação da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Anderson de Oliveira Reis, Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF) Campus Avançado de Governador Valadares

Professor no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF) Campus Avançado de Governador Valadares. Doutorando em Administração e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

SILVA, Ambrozina de Abreu Pereira; MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; REIS, Anderson de Oliveira. QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS: ANÁLISE DO PORTAL DE DADOS ABERTOS BRASILEIRO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 31–47, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p31-47.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2555. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos