PERÍODO ACADÊMICO, NÍVEL DE CONSUMO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO: COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI?

Ana Flávia Silveira, Roberto do Nascimento Ferreira, Mário Sérgio de Almeida

Resumo


Educação financeira é um tema objeto de estudos no meio acadêmico, representando, também, iniciativas de instituições dos mercados financeiros e de capitais. Pesquisas têm demonstrado que a falta de conhecimento ou preocupação com a educação financeira atinge, também, os alunos universitários. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos graduandos de Administração e Ciências Contábeis da UFSJ sobre Educação Financeira. A metodologia utilizada constou da aplicação de questionário estruturado aos alunos dos dois cursos (noturno e integral). Os dados foram analisados por meio de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel®. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos (52,6%) considera ter algum conhecimento sobre Educação Financeira. Para 16,3%, a fonte de conhecimento sobre o tema é a experiência prática. Concluiu-se que os discentes têm algum conhecimento sobre Educação Financeira, mas não de forma aprofundada. Observou-se uma preocupação com os gastos imediatos, sem, no entanto, realizar um planejamento.

   


Palavras-chave


Educação financeira; Planejamento Financeiro; Finanças

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p126-140.2020

Direitos autorais 2020 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.