ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR CALÇADISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p141-158.2020

Palavras-chave:

Estratégias de marketing, Vantagem competitiva, Varejo de calçados

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar quais ferramentas do composto de marketing varejista influenciam a percepção de vantagem competitiva, sob a ótica de clientes, e teve como foco as lojas de uma rede varejista de calçados na Região Sudoeste do Paraná. Por meio da abordagem quantitativa, utilizou-se da pesquisa de levantamento e amostragem não probabilística por tipicidade. O questionário estruturado foi elaborado com base nos estudos de Pelissari et al. (2011) e de Cerutti (2010). Por meio de análise de regressão, os resultados da pesquisa apontaram que os conjuntos de variáveis referentes às estratégias de marketing varejista, denominados construtos independentes, que exercem influência com significância estatística sobre o construto dependente Vantagem Competitiva, são Produto, Preço, Promoção e Ponto. Entretanto, a Presentação e Pessoal não exercem influência significativa, convergindo com resultados de outros estudos empíricos sobre a temática e predominando os 4 Ps básicos do composto de marketing.

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Biografia do Autor

Andrius Ivo Scalabrin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharel em Comunicação Social pela FADEP com habilitação em Publicidade e Propaganda (2008) e habilitação em Jornalismo (2009). Bacharel em Administração pela UNIOESTE (2018). Especialização em Gestão Empresarial pela UNIOESTE (2015). Especialização em Gestão de Vendas e Marketing pela UNIPAR (2017).

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração pela FURB de Blumenau- SC, Doutora em Adminsitração pela Universidade Positivo. Docente do Curso se Adminsitraçao da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão-PR

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos