NOVAS TENDÊNCIAS NA SEGMENTAÇÃO TURÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE MARKETING TERRITORIAL E TURISMO CINEMATOGRÁFICO

Autores

  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) UNIAG and CiTUR research member http://orcid.org/0000-0002-8588-2422
  • Teresa Dieguez Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) Instituto Politécnico do Porto (IPP)
  • José Maria Gomes Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p159-174.2020

Palavras-chave:

Imagem, Marketing Territorial, Turismo Cinematográfico, Satisfação, Segmentação

Resumo

O turismo é uma atividade dinâmica e complexa do ponto de vista geográfico, visto que, cada vez mais, ele origina novos (e diferentes) segmentos de mercado com interesses individuais distintos. Esses segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Especificamente, o turismo cinematográfico tem-se afirmado, cada vez mais, como uma das atividades mais comuns de lazer e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento em que os turistas têm maior despesa e, por isso, têm recebido uma maior atenção por parte de líderes empresariais, formuladores de políticas e acadêmicos, em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos territórios proporciona diversas vantagens em nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento. Tal como as empresas, também as cidades e os países podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos, cada vez mais, diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa a compreender melhor o papel do marketing aplicado a lugares e a territórios como um benefício para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo conceitual a testá-lo, empiricamente, em contextos de turismo cinematográfico. Emuma perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs na área do marketing e do turismo. No final, serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Barbosa Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) UNIAG and CiTUR research member

Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

Teresa Dieguez, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) Instituto Politécnico do Porto (IPP)

PhD Student

José Maria Gomes, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Master in Management

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

SOUSA, Bruno Barbosa; DIEGUEZ, Teresa; GOMES, José Maria. NOVAS TENDÊNCIAS NA SEGMENTAÇÃO TURÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE MARKETING TERRITORIAL E TURISMO CINEMATOGRÁFICO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 159–174, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i3.p159-174.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3081. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos