AVALIAÇÃO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Evandro Luis Bobsin, Jaqueline da Silva Oliveira, Roberta Fischer Casagrande, Taís Oliveira da Silva Alfonso, Bibiana Porto da Silva

Resumo


O conhecimento gerado pelas universidades pode contribuir, de forma estratégica, para o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação. As universidades são atores importantes nas articulações junto a governos, empresas e sociedade. Dada a importância desse papel, há um esforço da comunidade acadêmica em avaliar os ecossistemas de inovação em que as universidades estão presentes. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o ecossistema de inovação de uma universidade da região Sul do Brasil por meio de um modelo chamado de estrutura de capacidades dinâmicas. A universidade estudada foi analisada sob os eixos: pesquisa, educação e programas de suporte; estudantes e grupos de doutorado; incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking; investidores, mentores e redes de alunos e treinamentos, competições, eventos e seminários. Concluiu-se que o ecossistema está no estágio de desenvolvimento conforme o modelo utilizado para análise e que, entre seus pontos fortes, estão as parcerias firmadas entre os atores do ecossistema.

Palavras-chave


Ecossistemas de Inovação; Inovação em Universidades; Avaliação de Ecossistemas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p66-80.2020

Direitos autorais 2020 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.