AVALIAÇÃO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Evandro Luis Bobsin UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline da Silva Oliveira UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberta Fischer Casagrande UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taís Oliveira da Silva Alfonso UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bibiana Porto da Silva UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2429-1303

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p66-80.2020

Palavras-chave:

Ecossistemas de Inovação, Inovação em Universidades, Avaliação de Ecossistemas

Resumo

O conhecimento gerado pelas universidades pode contribuir, de forma estratégica, para o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação. As universidades são atores importantes nas articulações junto a governos, empresas e sociedade. Dada a importância desse papel, há um esforço da comunidade acadêmica em avaliar os ecossistemas de inovação em que as universidades estão presentes. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o ecossistema de inovação de uma universidade da região Sul do Brasil por meio de um modelo chamado de estrutura de capacidades dinâmicas. A universidade estudada foi analisada sob os eixos: pesquisa, educação e programas de suporte; estudantes e grupos de doutorado; incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking; investidores, mentores e redes de alunos e treinamentos, competições, eventos e seminários. Concluiu-se que o ecossistema está no estágio de desenvolvimento conforme o modelo utilizado para análise e que, entre seus pontos fortes, estão as parcerias firmadas entre os atores do ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Luis Bobsin, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente é engenheiro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção

 

Roberta Fischer Casagrande, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Inteligência Estratégica, pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é administradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Gestão de Pessoas, na Coordenação do Núcleo de Planejamento e Gestão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

 

Taís Oliveira da Silva Alfonso, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEP/UFRGS). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade La Salle (2018). Possui experiência em Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Metodologias para Resolução de Problemas e Mapeamento de Processos.

 

Bibiana Porto da Silva, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursou técnico em Refrigeração e ar condicionado (2011) e Automação Industrial (2014) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Além disso participou no período de abril de 2010 a fevereiro de 2012 do Programa de Educação Tutorial em Engenharia de Alimentos - PET-EA. Fez intercâmbio pelo ciências sem fronteiras de agosto de 2013 a julho de 2014, na cidade Pisa- Itália, onde teve a oportunidade de cursar Biosicurezza e qualità degli aliment e fazer estágio no Centro di ricerche agro-ambientali Enrico Avanz (100h). Pós-graduda do curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016-2018) e pós-graduada em Educação profissional e tecnológica na Faculdade de Educação São Luis (2017). Atualmente é professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos