UM OLHAR ALTERNATIVO SOBRE A AVALIAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: A PERSPECTIVA DO IMPACTO SOCIETAL PELA ANÁLISE DAS VIAS DE IMPACTO

Fernanda Laura Medeiros Justino Lima dos Santos

Resumo


Este ensaio tem como objetivo apresentar uma ótica diferente sobre a avaliação da investigação científica, abordando questões relacionadas aos impactos originados pelo processo de geração e disseminação do conhecimento. Para embasar a proposta por um olhar alternativo, foi apresentada uma discussão teórica sobre a avaliação do impacto da pesquisa, seguida pela avaliação de impacto societal e a abordagem das vias de impacto. A primeira parte trata da importância em observar e seguir os elementos que baseiam os processos avaliativos, bem como o propósito pelo qual eles são estabelecidos. Na segunda etapa, entra-se na temática de orientação para o impacto, que é essencial para o argumento central por um olhar alternativo, e trata de questões que vão além da exposição de resultados, como a articulação entre atores e a existência de diferentes dimensões de impacto. Finalizando a discussão, apresenta-se a abordagem da análise das vias de impacto da pesquisa, uma perspectiva que permite uma avaliação rica e robusta da investigação e suas características. Em conclusão, defende-se que avaliar o impacto societal por meio da análise das vias de impacto é uma alternativa relevante e positiva para esfera científica. Como sugestão de estudos futuros, propõe-se que sejam explorados métodos e ferramentas que possam retratar a realidade por meio desse prisma, bem como os aspectos relacionados às diferentes áreas do conhecimento.


Palavras-chave


Avaliação da Pesquisa; Vias de Impacto; Impacto Societal; Metodologias Não Tradicionais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p233-241.2021

Direitos autorais 2021 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.