A EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASO

Heloisa Rosa, Icaro Roberto Azevedo Picolli, Eduardo Leonel

Resumo


O objetivo deste estudo é verificar a efetividade da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), como estratégia de ensino no curso Superior em Administração. Trata-se de um estudo de caso e análise quantitativa, com 32 estudantes de uma universidade privada, oriundos da disciplina de Projetos Organizacionais. Utilizou-se o questionário de Kanet e Barut (2003), com escala Likert de 5 pontos. Os dados foram transcritos para o software Excel e analisados estatisticamente no software SPSS, considerando análises descritivas e correlações. Capacidade de resolução de problemas e implementação, Aderência ao modelo PBL, Confiança e Satisfação foram as dimensões abordadas. Os resultados evidenciaram que a metodologia adotada apontou percepção moderada para a compreensão dos conceitos da disciplina aos estudantes. Dessa forma, nesse caso específico avaliado, percebeu-se que a estratégia não foi efetiva, considerando a percepção do estudante que foi utilizada como parâmetro de análise.


Palavras-chave


ensino; metodologia de ensino; estudo de caso; aprendizagem baseada em problemas

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p18-33.2021

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