A EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p18-33.2021

Palavras-chave:

ensino, metodologia de ensino, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a efetividade da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), como estratégia de ensino no curso Superior em Administração. Trata-se de um estudo de caso e análise quantitativa, com 32 estudantes de uma universidade privada, oriundos da disciplina de Projetos Organizacionais. Utilizou-se o questionário de Kanet e Barut (2003), com escala Likert de 5 pontos. Os dados foram transcritos para o software Excel e analisados estatisticamente no software SPSS, considerando análises descritivas e correlações. Capacidade de resolução de problemas e implementação, Aderência ao modelo PBL, Confiança e Satisfação foram as dimensões abordadas. Os resultados evidenciaram que a metodologia adotada apontou percepção moderada para a compreensão dos conceitos da disciplina aos estudantes. Dessa forma, nesse caso específico avaliado, percebeu-se que a estratégia não foi efetiva, considerando a percepção do estudante que foi utilizada como parâmetro de análise.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

ROSA, Heloisa; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo; LEONEL, Eduardo. A EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 18–33, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p18-33.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3539. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos