A MUDANÇA DE MULTICANAL PARA OMNICHANNEL EM UMA EMPRESA ATACADISTA: UM ESTUDO DE CASO

Renata de Souza Franco, Leonardo Caixeta de Castro Maia

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar o processo de implantação do omnichannel em uma empresa atacadista brasileira, que opera no modelo B2B (Business to Business). Considera-se esta pesquisa como aplicada, com característica qualitativa, por meio de estudo de caso.  Adotou-se, como protocolo de pesquisa, um questionário semiestruturado, com validade interna e externa. A originalidade e relevância do manuscrito dar-se-á pela avaliação do canal on-line, e, consequentemente, da complexidade do sistema logístico de distribuição. Os principais resultados encontrados estão relacionados aos mecanismos de estruturação do canal de vendas on-line da empresa e a necessidade de integração com os canais de vendas físicos, sob o ponto de vista dos processos logísticos. Também foi possível identificar e classificar o grau de maturidade da empresa em face do desafio de implementação do B2B no modelo omnichannel. Asseveram-se contribuições teóricas e metodológicas e, adicionalmente, contribuições sociais para o momento de pandemia do COVID-19.


Palavras-chave


Cadeia de Suprimentos; Logística; Omnichannel; Estudo de caso

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p196-213.2021

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