A MUDANÇA DE MULTICANAL PARA OMNICHANNEL EM UMA EMPRESA ATACADISTA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p196-213.2021

Palavras-chave:

Cadeia de Suprimentos, Logística, Omnichannel, Estudo de caso

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o processo de implantação do omnichannel em uma empresa atacadista brasileira, que opera no modelo B2B (Business to Business). Considera-se esta pesquisa como aplicada, com característica qualitativa, por meio de estudo de caso.  Adotou-se, como protocolo de pesquisa, um questionário semiestruturado, com validade interna e externa. A originalidade e relevância do manuscrito dar-se-á pela avaliação do canal on-line, e, consequentemente, da complexidade do sistema logístico de distribuição. Os principais resultados encontrados estão relacionados aos mecanismos de estruturação do canal de vendas on-line da empresa e a necessidade de integração com os canais de vendas físicos, sob o ponto de vista dos processos logísticos. Também foi possível identificar e classificar o grau de maturidade da empresa em face do desafio de implementação do B2B no modelo omnichannel. Asseveram-se contribuições teóricas e metodológicas e, adicionalmente, contribuições sociais para o momento de pandemia do COVID-19.

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Biografia do Autor

Renata de Souza Franco, Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN Mestrado Profissional em Gestão Organizacional - PPGGO

Mestre em Administração (2019)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). 

Leonardo Caixeta de Castro Maia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutorado em Administração (EAESP/FGV)

Mestrado em Administração (FAGEN/UFU)

Graduação em Engenharia Mecânica (FEMEC/UFU)

 

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Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Artigos