DISCLOSURE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS DO SETOR DE BIOCOMBUSTÍVEL DA BM&F BOVESPA

Fábio Chaves Nobre, Adail José de Sousa, Eduardo Vieira do Prado, Luiz Gustavo Camarano Nazareth, Dagmar Silva Pinto de Castro

Resumo


Por muito tempo, tem-se discutido a importância da evidenciação de informações sobre a Responsabilidade Social das empresas, tornando os efeitos de suas atividades econômicas mais transparentes para a sociedade. O interesse nessas informações não é exclusividade do governo, mas também dos stakeholders, (proprietários, gestores, trabalhadores e investidores potenciais). O objetivo deste trabalho é calcular e avaliar as informações referentes ao disclosure voluntário e involuntário de responsabilidade social disponibilizadas em websites das empresas produtoras de petróleo, gás e biocombustíveis vinculadas ao novo mercado do BM&F Bovespa. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa com amostra não probabilística, intencional e por conveniência. Os resultados apontam que, de maneira geral, o disclosure voluntário é mais evidenciado que o disclosure obrigatório. A Empresa Petrobras foi a que apresentou maiores níveis de divulgação obrigatória e voluntária. Em relação aos itens de análise, observou-se que “comportamento ético” (60% de disclosure) e “Respeito pelas normas internacionais de comportamento” (66% de disclosure), ambos pertencentes à divulgação voluntária, apresentaram os níveis mais altos de divulgação.

Palavras-chave


Responsabilidade Social; Disclosure; Biocombustível

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i1.p9-24.2015

Direitos autorais 2016 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.