PRÁTICAS DE INVESTIMENTO E GERAÇÃO DE RENDA NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p171-190.2021

Palavras-chave:

agricultura familiar, renda, investimento

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral identificar as estratégias de investimentos e geração de renda dos agricultores familiares no município de Irati-PR. Os objetivos específicos foram: caracterizar o perfil do agricultor familiar e de sua propriedade, elencar as estratégias de geração de renda dos agricultores familiares e descrever as escolhas de investimentos dos agricultores familiares. Realizou-se um survey com aplicação de 50 questionários fechados para produtores rurais. Os resultados demonstram que a forma de obtenção de renda das propriedades de agricultura familiar concentra-se na produção do tabaco, sendo esta uma das três fontes principais para 74% dos respondentes. Além disso, a produção de soja, milho e feijão são recorrentes. Os produtores rurais realizaram investimentos nos últimos 10 anos principalmente voltados à aquisição de maquinários agrícolas, aquisição de terras e construção de edificações para depósitos. Os produtores utilizam, sobretudo, recursos do PRONAF, este considerado a fonte mais importante de financiamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Maria Stepka Zaiac, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mauricio João Atamanczuk, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Administração pela Universidade Positivo (UP), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É professor do Curso de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati.

Antônio João Hocayen-da-Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduação em Administração: Habilitação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG (2004). Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR (2007) e Doutorado em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Positivo - UP (2011). Atualmente é Professor do Curso de Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Campus Irati. 

Downloads

Publicado

2021-11-25

Edição

Seção

Artigos