INOVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN THINKING: MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS BASES SCOPUS E WEB SCIENCE

Autores

  • Elisangela de Menezes Aragão Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-1418-4934
  • Vania de Jesus Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão
  • Ramon Santos Carvalho Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão
  • Mario Jorge Campos dos Santos Universidade Federal de Sergipe Departamento: Depto. de Engenharia Florestal

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p191-203.2021

Palavras-chave:

design thinking, criatividade, processo de inovação

Resumo

Começam a despontar, nas diversas áreas de conhecimento, diferentes tipos de inovação, oriundos de metodologias como Design Thinking, que desempenham um papel importante nas organizações, funcionando como facilitadoras na apresentação de novas soluções que possibilitam melhores resultados.  Este artigo tem o objetivo de apresentar a relação entre Inovação e metodologias para o despertar criativo, alinhada ao Design Thinking, por meio da produção acadêmica no período de 2015 a 2020, utilizando a bibliometria. Para o alcance do objetivo deste estudo, utilizaram-se indicadores bibliométricos na análise e avaliação dos artigos nas bases de dados Scopus e Web of Science. Obtiveram-se, na base Scopus, 92 artigos e, na Web of Science, 83, no período de 2015 a 2020, mostrando um espaço para as pesquisas neste contexto.  Destaca-se pela quantidade de artigos o ano de 2018. Observou-se, por fim, que este tema é de interesse de várias áreas de conhecimentos, apesar de a maior concentração ser nas áreas administração de negócios, engenharia, ciência da computação e ciências sociais, outras áreas também têm contribuído com artigos, caracterizando que este é um tema multidisciplinar.

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Biografia do Autor

Elisangela de Menezes Aragão, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2019). Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela UFS (2018). Especialização em Marketing pela UFS. Graduação em Administração com habilitação em Negócios pela Universidade Tiradentes e Formação Técnica em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Sergipe. Experiência no Ensino Superior Administração, nas áreas de Gestão empresarial, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia da Informação,em universidades públicas e particulares. Experiência como Instrutora nas áreas de Inovação e Gestão do Conhecimento. Consultora em Desenvolvimento Organizacional nas áreas de serviços, turismo artesanato credenciada pelo Sebrae desde 2008.

Vania de Jesus, Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão

Doutaranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual- PPGPI - UFS

Ramon Santos Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão

Doutor e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual- PPGPI - UFS

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

ARAGÃO, Elisangela de Menezes; JESUS, Vania de; CARVALHO, Ramon Santos; SANTOS, Mario Jorge Campos dos. INOVAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN THINKING: MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS BASES SCOPUS E WEB SCIENCE. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 191–203, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p191-203.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3939. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos