INOVAÇÃO EM UM TABELIONATO DE NOTAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p143-169.2022

Palavras-chave:

inovação, notariado brasileiro, estudo de caso

Resumo

Os notários, no Brasil, atuam na relevante função de prevenção de litígios. Em que pese a historicidade de suas funções, que por muitos é desconhecida, buscam adaptar-se ao contexto social em que estão inseridos. O objetivo deste artigo é analisar como ocorrem os processos de inovações de serviços e processos em um tabelionato de notas. Foi realizada pesquisa qualitativa com estratégia bibliográfica e estudo de caso, dentro da filosofia construtivista. O caso selecionado foi um tabelionato de notas da grande Florianópolis/SC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, os quais foram analisados por meio das técnicas de análise conteúdo. Encontrou-se que novas ideais surgem internamente no nível estratégico, por meio de um aprendizado mais formal em congressos e constatação de melhorias na prática do serviço, bem como no nível operacional, em um caráter mais informal, em vistas dos problemas averiguados. Externamente, pelo feedback dos usuários e benchmarking, essas ideias referem-se a novos produtos e arranjos organizacionais. No que concerne a serviços, em que pese novas ideias possam surgir no tabelionato, é necessário previsão legal. Foram identificadas três modalidades de inovação na serventia: serviço, processo e organizacional. O primeiro, oriundo de normas, possui relação com a desjudicialização. As inovações de processos e organizacional visam à desburocratização. O estudo da inovação neste tipo de organização contribui, academicamente, por tratar-se de uma lacuna teórica, e, na prática, para desconstruir a imagem burocrática dos tabelionatos de notas, supostamente alheios à inovação.

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Biografia do Autor

Vitória Dal Ri Pagani, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela UFSC. Doutoranda em Direito da Cidade – UERJ e Tabeliã/Oficiala no Tabelionato de Protesto e Ofício de Registro de Títulos e Documentos na Comarca de Ervália/MG. E-mail: vidpagani@gmail.com.

Marilda Todescat, UFSC

Professora (Departamento de Ciências da Administração) Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (Departamento de Ciências da Administração

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

PAGANI, Vitória Dal Ri; TODESCAT, Marilda. INOVAÇÃO EM UM TABELIONATO DE NOTAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 143–169, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p143-169.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3999. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos