ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA ACERCA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EMPREENDEDORAS DO AGROPECUARISTA NO CONTEXTO DA DIVERSIFICAÇÃO PARA O TURISMO RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i2.p54-66.2023

Palavras-chave:

habilidades, empreendedorismo rural, agroturismo, gestão.

Resumo

O objetivo foi proceder a uma revisão bibliométrica de produção acadêmica sobre as competências e habilidades empreendedoras dos agropecuaristas no contexto da diversificação ao turismo rural, com a técnica da revisão sistemática e análise bibliométrica Proknow-C (Knowledge Development Process – Constructivist). Em um conjunto de 72 (setenta e dois) artigos selecionados para o estudo, foram evidenciados poucos relatos sobre as habilidades para empresários rurais que diversificam o turismo rural. Foi possível identificar obras e autores mais influentes, países de destaque, com o intuito de compreender como se têm construído os laços no desenvolvimento da literatura acerca do tema proposto. Esse campo de pesquisa se encontra em ascensão com lacunas a serem preenchidas em pesquisas futuras, com base na análise dos clusters de palavras-chave e resumo, recomendando imersão nos temas impactos do desenvolvimento rural, diversificação nas fazendas e o papel da mulher agricultora, para, desta forma, alavancar a diversificação turismo rural de forma estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara de Oliveira Rodrigues, Universidade Anhanguera Uniderp

Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial na Uniderp. Graduada em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2009) - Anhanguera Uniderp. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2011). Especialista em Metodologias e Gestão para Educação a Distância (2012). Experiência em Educação a Distância como tutora a distância e presencial, professora formadora e coordenadora de Polo, em universidades públicas e privadas. Docente Convocada na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no curso de Administração, desde fevereiro de 2017. 

José Francisco dos Reis Neto, Universidade Anhanguera Uniderp

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Investigación en Administración y Economía de la Empresa - Universidad de Salamanca (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Doutor em Economía de la Empresa pela Universidad de Salamanca, Espanha, com qualificação Sobressaliente Cum Laude e menção Doutor Internacional. Atualmente é pesquisador da Fundação Manoel de Barros, professor da Universidade Anhanguera - Uniderp, os cursos de graduação de Administração, Agronomia e Medicina Veterinária, e nos Programas Stricto Sensu em MPA - Produção e Gestão Agroindustrial e em MDR - Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1152-1149 Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Reis_Neto

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

RODRIGUES, Iara de Oliveira; REIS NETO, José Francisco dos. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA ACERCA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EMPREENDEDORAS DO AGROPECUARISTA NO CONTEXTO DA DIVERSIFICAÇÃO PARA O TURISMO RURAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 54–66, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i2.p54-66.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4499. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos