RELAÇÕES ENTRE OS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO E OS ASPECTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE GOVERNANÇA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p7-23.2024

Palavras-chave:

conselho de administração, aspectos ASG, empresas brasileiras

Resumo

Nos últimos anos, as práticas ambientais, sociais e de governança (ASG) têm ganhado destaque no mercado de capitais, visto que a adoção das referidas práticas se constitui como decisões estratégicas nas empresas, sob a responsabilidade dos conselhos de administração. A pesquisa objetiva analisar a relação entre composição do conselho de administração e aspectos sociais, ambientais e de governança em empresas brasileiras. A amostra é composta por 107 empresas listadas na B3 no ano de 2019 com dados disponíveis na base Refinitiv. Foram aplicados teste de correlação e estimaram-se modelos de regressão linear pelo método de mínimos quadrados ordinários. Os resultados apontam que a independência e o tamanho do conselho de administração apresentam efeitos positivos sobre os aspectos ASG; a participação de mulheres no conselho e a dualidade entre o presidente do conselho e o diretor executivo não apresentaram influência sobres os aspectos ASG nas empresas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danival Sousa Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutor e Mestre em Administração e Controladoria. Graduação em Ciências Contábeis. Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza - CE - BR.

João Mateus Noronha Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará). Fortaleza - CE - BR.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

CAVALCANTE, Danival Sousa; BANDEIRA, João Mateus Noronha. RELAÇÕES ENTRE OS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO E OS ASPECTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE GOVERNANÇA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 7–23, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i1.p7-23.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4666. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos