AUDITORIA INDEPENDENTE E DIVULGAÇÃO ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE (ESG)

Francisca Yasmin de Aguiar Guedes, Carolina Machado Brasil, Editinete André da Rocha Garcia

Resumo


A divulgação de informações de environmental, social and governance (ESG), por um lado, reduz as incertezas, contribuindo para minimizar os custos de agência. Por outro, pode disfarçar comportamentos oportunistas dos gerentes, que podem investir, excessivamente, nessas práticas em prol de benefícios pessoais. Assim, podem-se observar impactos positivos ou negativos das informações de ESG, a depender dos interesses dos agentes envolvidos na sua evidenciação. Uma das formas de minimizar esses conflitos é por meio do trabalho de auditoria. Dessa forma, o ensaio tem como objetivo discutir o papel da auditoria independente nas informações ESG, evidenciadas pelas entidades à luz da Teoria da Agência.


Palavras-chave


ESG; auditoria independente; teoria da agência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i3.p184-192.2023

Direitos autorais 2023 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.