INOVAÇÃO E PADRONIZAÇÃO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Welbert Luiz Silva
  • Silvio Bitencourt da Silva
  • Raoni Barros Bagno

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p104-123.2024

Palavras-chave:

Gestão, Inovação, Padronização, Normalização, Sistemas

Resumo

Estudos sobre inovação e padronização não são recentes, mas ganharam atenção nos últimos anos com a publicação da ISO 56002:2019. Nesse sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de caracterizar a produção bibliográfica referente à inovação e à padronização, gerando a descrição dos níveis, as áreas e os temas de pesquisa nas organizações. Para desenvolver essa revisão, foram extraídos da base de dados Scopus 706 artigos, sendo destacados 166 artigos que expressam o contexto atual em três agrupamentos interdependentes: padrões de gestão, gestão interna, produtos e serviços. Em síntese, duas são as implicações deste artigo. A primeira associada à organização e à compreensão dos diversos níveis, áreas e temas que compõem o debate de padronização e inovação. A segunda diz respeito às lacunas identificadas nos estudos analisados que contemplam uma abordagem sistemática da gestão da inovação. Por fim, são apresentadas implicações para formuladores de políticas públicas, gestores e acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welbert Luiz Silva

Mestre em Inovação Tecnológica pela UFMG. Pós-graduado em Gestão de Processos Metalúrgicos SENAI FATEC. Professor universitário. Orientador do Programa ALI. Belo Horizonte - MG - BR.

Silvio Bitencourt da Silva

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Atualmente exerce a função de professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios e dos MBAs em Gestão nos campos da inovação e estratégia. São Leopoldo - RS – BR.

Raoni Barros Bagno

Doutorado em Engenharia de Produção pela USP. Professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG - BR.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Artigos