MAPA DA LITERATURA SOBRE VALUATION

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE DE DADOS SCOPUS

Autores

  • Brian Mendes Oliveira
  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Saulo Cardoso Maia
  • Mário Sérgio de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p87-103.2024

Palavras-chave:

valuation, bibliometric analysis, bibliometrix, biblioshiny, VOSviewer

Resumo

Valuation é uma técnica amplamente utilizada por profissionais com o propósito de reduzir a subjetividade nas suas tomadas de decisões. Devido à significativa ascensão acadêmica do tema, tornou-se de fundamental importância a realização de uma análise bibliométrica para compreender, de forma abrangente, a evolução da pesquisa científica envolvendo o tema nos últimos oito anos e identificar os pontos mais importantes a serem estudados e desenvolvidos. Extraíram-se as informações da base de dados Scopus. Analisou-se por meio dos softwares, VOS Viewer, R Studio com o package Bibliometrix e a sua extensão Biblioshiny. A pesquisa teve como objetivo apresentar uma visão geral da evolução e do estado da arte do conhecimento, evidenciando as fontes mais relevantes, realizar uma análise de autoria e coautoria, atendendo às premissas da Lei de Lotka, além de evidenciar o h-index do impacto dos autores, a produtividade científica dos países e a estrutura social das publicações por meio do mapa da produtividade e colaboração científica dos países, word cloud e análise fatorial. Os resultados permitem concluir, por meio de uma análise de coautoria, que existem doze núcleos de estudos distintos sobre valuation. Demonstrou-se quais artigos e termos têm, atualmente, maior grau de relevância, sobre os quais, sugere-se a análise de conteúdo em trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brian Mendes Oliveira

Graduado em Administração - Universidade Federal de São João Del-Rei. São João del Rei - MG- Br.

Luiz Gustavo Camarano Nazareth, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professor Adjunto, doutor e pesquisador, na Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC. Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2018), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2008), Especialista em Gestão Estratégica em Finanças pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004); Qualificado Profissionalmente em Marketing e Endomarketing pela Universidade Federal de Lavras (2004). Atuou como Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, membro do Conselho Diretor e professor do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei. Foi professor da Fundação Bradesco. Atuou como contador na Contabilidade Camarano. Em 2004 recebeu menção honrosa conferida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais pelo seu desempenho na graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Tributária, Gestão de Tributos e Controladoria.

Saulo Cardoso Maia

Doutor em Administração. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei. São João del Rei - MG- Br.

Mário Sérgio de Almeida

Doutor em Administração.  Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei - MG- Br.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

OLIVEIRA, Brian Mendes; NAZARETH, Luiz Gustavo Camarano; MAIA, Saulo Cardoso; ALMEIDA, Mário Sérgio de. MAPA DA LITERATURA SOBRE VALUATION: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE DE DADOS SCOPUS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 87–103, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i1.p87-103.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4806. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos