ESTUDO DE CASO SOBRE O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA REGIÃO DO ALTO PARAOPEBA/MG

Autores

  • Juliane de Almeida Ribeiro
  • Iara Monteiro Dias
  • Francis Marcean Resende Barros
  • Gérber Lúcio Leite

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p163-172.2024

Palavras-chave:

inovação, hélice quíntupla, ecossistema de inovação, orquestração de ecossistemas

Resumo

Objetivo: analisar o desenvolvimento, as limitações, os desafios e as oportunidades do ecossistema de inovação da região do Alto Paraopeba.

Método: foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes das áreas universitárias, governamentais e empresariais dos atores que fazem parte do ecossistema de inovação regional. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo.

Resultado: os resultados apresentam o grande potencial e impacto que o ecossistema tem para oferecer à região, mas, por ainda estar em fase de maturidade inicial, é necessário um melhor planejamento estratégico de ações que visem ao engajamento dos atores que o compõem.

Conclusão: a pesquisa recomenda estudos futuros a fim de mensurar os estágios de desenvolvimento do ecossistema nos próximos anos. Além disso, ela contribui com conhecimentos e olhares sobre o desafiador trabalho de integração e orquestração de atores em um ecossistema de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane de Almeida Ribeiro

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Iara Monteiro Dias

Graduada em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Francis Marcean Resende Barros

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Gérber Lúcio Leite

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes de Belo Horizonte/MG. Professor do curso Bacharelado em Administração e Técnico Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Casos de Ensino