MAPEAMENTO DE CRITÉRIOS COMPETITIVOS E ANÁLISE DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

ESTUDO DE CASO

Autores

  • Keren Karolyne Nóbrega Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Yuri Laio Teixeira Veras Silva Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-0683-6194
  • Pablo Ramom Matias de Andrade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p7-24.2024

Palavras-chave:

gestão estratégica, setor de estética, critérios competitivos

Resumo

A indústria estética no Brasil possui um grande potencial, apresentando um amplo crescimento mesmo nos momentos de dificuldade econômica. Mesmo com projeções positivas, esse setor ainda é carente em direcionamento estratégico, sendo um dos obstáculos mais frequentes. Desse modo, este estudo tem como objetivo “mapear os principais critérios competitivos para organizações de pequeno porte no setor estético”. Para isso, uma empresa atuante no setor foi considerada como objeto de estudo de caso, buscando proceder com uma avaliação em face do seu comportamento estratégico e posicionamento. Durante o processo de diagnóstico e coleta de dados, foram realizadas entrevistas, seguidas de pesquisas de mercado em formato remoto. Assim, os resultados alcançados permitiram identificar os principais critérios competitivo para o objeto em estudo, assim como realizar uma análise detalhada sobre a situação atual da organização e seu posicionamento estratégico no mercado, demonstrando pontos a serem melhorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keren Karolyne Nóbrega Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Engenheira de Produção e Sistemas pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Engenheira de Produção UFCG. João Pessoa - PB -BR.

Yuri Laio Teixeira Veras Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Engenharia Mecânica. Graduado e Mestre em Engenharia de Produção. Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande - PB - BR. 

Pablo Ramom Matias de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB -BR.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

SILVA, Keren Karolyne Nóbrega; SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras; ANDRADE, Pablo Ramom Matias de. MAPEAMENTO DE CRITÉRIOS COMPETITIVOS E ANÁLISE DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 7–24, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p7-24.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4989. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos