A MATERNIDADE E O RETORNO AO TRABALHO

Autores

  • Luana Morais de Aguiar UFSC
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta Universidade Federal de Santa Catarina
  • Deborah Gonçalves de Souza Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p205-221.2024

Palavras-chave:

maternidade, carreira, mercado de trabalho

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção das mães sobre o acolhimento organizacional no retorno ao trabalho após a licença maternidade e durante a primeira infância dos filhos. Desenvolveu-se um questionário misto que foi aplicado com mulheres mães atuantes no mercado de trabalho as quais possuem filhos até 6 anos de idade. A análise dos dados quantitativos obtidos foi realizada utilizando o software Excel, enquanto os dados qualitativos, provenientes dos relatos e das respostas descritivas das entrevistadas, foram interpretados à luz das teorias abordadas. Os resultados destacaram que a gestão das empresas, a falta de empatia, a falta de gestões específicas para mulheres e os preconceitos em relação à maternidade têm um impacto negativo no retorno e na atuação das mães, levando muitas a se sentirem desvalorizadas e pressionadas a provar constantemente sua capacidade no trabalho, mesmo que isso não esteja relacionado com suas funções como cuidadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Morais de Aguiar, UFSC

Mestranda em Administração Universitára pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Estratégica em Gestão de Pessoas (2020). Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013).  Atualmente é servidora técnico-administrativa ocupante do cargo de assistente em administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis - SC - BR. 

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Administração também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de gestão de pessoas, tendo atuado como Diretora de Gestão de Pessoas da UFFS em 2010/2011 e também atuou como Chefe de Gabinete de 2011-2016. Atua, em convênio, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa principalmente os seguintes temas Administração Universitária, Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Gestão da Inovação e Educação a Distância. Chapecó - SC - BR. 

Deborah Gonçalves de Souza Pinto , Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda no curso de Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul. Possui Técnico em Administração integralmente com o Ensino Médio na Escola Estadual Augusto Meyer. Chapecó - SC - BR.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

AGUIAR, Luana Morais de; TOSTA, Kelly Cristina Benetti Tonani; PINTO , Deborah Gonçalves de Souza. A MATERNIDADE E O RETORNO AO TRABALHO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 205–221, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p205-221.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5158. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos