Liderança ética e seu efeito na orientação para o cliente dos cuidadores formais em ILPIs no Rio Grande do Sul/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i2.p9-25.2025

Palavras-chave:

liderança ética, orientação para o cliente, cuidador formal, ILPI

Resumo

Esta investigação busca verificar o impacto da liderança ética no cuidador formal de idosos com relação à sua orientação para o cliente e o efeito moderador da inteligência emocional nesta relação. Este estudo é exploratório e com alcance descritivo correlacional explicativo. Uma amostra pareada de 277 cuidadores e 277 idosos brasileiros, trabalhadores e pacientes em 29 Ilpi’s. Foram desenvolvidos dois questionários estruturados: um para cuidadores e outro para idosos. Os dados foram coletados de 29 Ilpi’s. Identificamos uma influência positiva da liderança ética nas atitudes dos cuidadores, favorecendo sua orientação para o cliente. O efeito moderador da inteligência emocional favorece a melhoria do cuidado, podendo resultar em maior satisfação com a qualidade do atendimento na Ilpi. A liderança ética favorece a gestão bem-sucedida das ILPs, aumentando a orientação para o cliente e fornece pistas para estabelecer uma melhor causalidade e uma cadeia de efeitos entre a liderança e os resultados relacionados aos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Teresa Etges, Universidad Internacional Iberoamericana

Doutoranda em Projetos, foco em Gestão Empresarial e Gestão do Conhecimento, pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI, México.

Charles Ysaacc da Silva Rodrigues, Universidad de Guanajuato, División de Ciencias de la Salud, Departamento de Psicología

Pós-Doutoramento em Filosofia e “Antropologia Filosófica”. Profesor Asociado C (Psicología)- Universidad de Guanajuato: Guanajuato, Guanajuato, MX.

Downloads

Publicado

2025-02-20

Como Citar

ETGES, Miriam Teresa; RODRIGUES, Charles Ysaacc da Silva. Liderança ética e seu efeito na orientação para o cliente dos cuidadores formais em ILPIs no Rio Grande do Sul/Brasil. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 9–25, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i2.p9-25.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5562. Acesso em: 21 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos