Convergência entre ciência aberta e inovação

Autores

  • Arnaldo Coelho Universidade de Coimbra
  • Laodicéia Weersma Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i2.p5-7.2025

Palavras-chave:

editorial

Resumo

A ciência aberta tem-se consolidado como força impulsionadora da capacidade de inovação em ambientes científicos e tecnológicos. O compartilhamento de dados científicos, a disponibilização irrestrita de publicações e o estímulo à colaboração interdisciplinar representam elementos essenciais para a criação e a disseminação do conhecimento. Piwowar et al. (2018) argumentam que os artigos em acesso aberto possuem impacto significativamente mais amplo, inclusive em documentos de propriedade intelectual, o que reforça sua relevância para os processos de inovação. O acesso amplo acelera a circulação de ideias, reduz assimetrias informacionais e amplia a possibilidade de soluções práticas por meio de evidências científicas. [...]

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Biografia do Autor

Arnaldo Coelho, Universidade de Coimbra

Mestre pelo Instituto de Administração de Empresas da Universidade de Poitiers e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona. É professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1987 e coordena os programas de Marketing desta Faculdade.

Laodicéia Weersma, Unichristus

Doutoranda em Gestão (Universidade de Coimbra). Mestre em Administração e Empreendedorismo. Especialista em Negócios Internacionais. Economista e Bacharel em Administração. Atualmente, é editora científica da Revista de Gestão em Análise – ReGeA, Unichristus. Microempreendedora e publisher da Livro-Experiência Editora Colaborativa TEIAcollab. Docente do ensino superior e consultora empresarial com ênfase em planejamento estratégico, gestão de projetos e inovação.

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

COELHO, Arnaldo; WEERSMA, Laodicéia. Convergência entre ciência aberta e inovação. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 5–7, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i2.p5-7.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5865. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Editorial