Características de gestantes de alto risco e assistência ao parto em maternidade da rede cegonha no município de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.4986.p35-38.2024

Palavras-chave:

Gravidez de Risco, Acesso aos Serviços de Saúde, Hipertensão Arterial

Resumo

Estudo com o objetivo de caracterizar as gestantes de alto risco por hipertensão arterial com assistência ao parto em maternidade vinculada à Rede Cegonha. Trata-se de estudo transversal, descritivo, realizado em Fortaleza, Ceará.  A amostra foi composta por 300 puérperas. Verifica-se que a maioria das participantes tem baixas condições socioeconômicas, vivendo em situação de vulnerabilidade social. A maior parte das puérperas teve acesso ao pré-natal, ainda no primeiro trimestre da gestação. Contudo, há dificuldades de acesso à maternidade de vinculação para o parto. Conclui-se que as gestantes de alto risco não contam com o sistema efetivo de regulação do acesso à assistência ao parto, caracterizando fragilidades na garantia dos direitos da gestante, além de comprometer a humanização da atenção ao pré-natal e ao parto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elidiana de Araújo Gomes, Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza

Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde.  Enfermeira da Estratégia Saúde da Família do município de Fortaleza, Ceará. 

Maria Claudia de Freitas Lima, Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, CE

Cirurgiã-dentista. Mestre em Saúde da Família. Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, CE. 

José Maria Ximenes Guimarães, Universidade Estadual do Ceará

Sanitarista. Doutor em Saúde Coletiva. Docente do Programa de P´ós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cuidados Clínicos, Saúde Mental e Saúde da Família da UECE. Servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Ceará. 

Fernando Luiz Affonso Fonseca, Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) - Santo André (SP)

Farmacêutico. Doutor em Medicina (Hematologia). Docente do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) - Santo André (SP).

Downloads

Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

Artigos Originais