Análise de metodologias ativas como instrumentos de desenvolvimento de habilidade socioemocionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.5131.p10-12.2023

Palavras-chave:

Ensino Jurídico, Metodologias Ativas, Habilidades Socioemocionais

Resumo

Frente a novos desafios do mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ganha protagonismo. Logo, instituições de ensino devem preocupar-se com a assimilação de conteúdo pelos discentes, assim como com o desenvolvimento de competências, entre elas, autonomia, protagonismo, autoconfiança, organização, trabalho em equipe, etc. Desse modo, metodologias ativas surgem como um importante veículo para a aprimoração não só das competências técnicas, mas também do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Com isso, o presente trabalho tem como pergunta motivadora compreender de que modo as metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento de outras competências além daquelas de natureza técnica. Para responder a esse questionamento, foram analisados dois métodos, aplicados em turmas de semestres distintos a fim de destacar outras potencialidades relacionadas com metodologias ativas. Conclui-se que métodos ativos são instrumentos aptos a facilitar a aprendizagem tanto em sua dimensão acadêmica como no aspecto emocional, contribuindo para o aprimoramento de várias habilidades dos discentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLA MARIA BARRETO GONCALVES, Centro Universitário Christus

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Professora do Centro Universitário Christus

ISABELLY CYSNE AUGUSTO MAIA, Centro Universitário Christus

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Christus

Downloads

Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Relatos de Caso/Experiência