Análise de metodologias ativas como instrumentos de desenvolvimento de habilidade socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.5131.p10-12.2023Palavras-chave:
Ensino Jurídico, Metodologias Ativas, Habilidades SocioemocionaisResumo
Frente a novos desafios do mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ganha protagonismo. Logo, instituições de ensino devem preocupar-se com a assimilação de conteúdo pelos discentes, assim como com o desenvolvimento de competências, entre elas, autonomia, protagonismo, autoconfiança, organização, trabalho em equipe, etc. Desse modo, metodologias ativas surgem como um importante veículo para a aprimoração não só das competências técnicas, mas também do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Com isso, o presente trabalho tem como pergunta motivadora compreender de que modo as metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento de outras competências além daquelas de natureza técnica. Para responder a esse questionamento, foram analisados dois métodos, aplicados em turmas de semestres distintos a fim de destacar outras potencialidades relacionadas com metodologias ativas. Conclui-se que métodos ativos são instrumentos aptos a facilitar a aprendizagem tanto em sua dimensão acadêmica como no aspecto emocional, contribuindo para o aprimoramento de várias habilidades dos discentes.
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