Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil em uma escola pública de Itapipoca-Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5569.p91-96.2024

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, educação infantil, inclusão escolar

Resumo

A inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na educação infantil é fundamental para a construção de uma educação inclusiva. Este artigo visa apresentar dados sobre matrículas de crianças com TEA em uma escola pública de Itapipoca-Ceará, com base nas informações fornecidas pela sua Secretaria Municipal de Educação (SME) nos últimos quatro anos, além de discutir o processo de inclusão dessas crianças na escola. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória que envolve o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, embora haja progressos na inclusão de crianças com TEA, ainda são necessárias políticas e práticas que promovam a formação continuada de profissionais da educação e assegurem um suporte adequado, tanto para as crianças quanto para os professores. Entende-se que, apesar das dificuldades, a inclusão na educação infantil pode ser significativamente fortalecida quando há dedicação, empatia, conhecimento, planejamento e recursos pedagógicos adequados. Conclui-se que a escola deve ser um espaço acolhedor para todos os alunos, incluindo aqueles com TEA, e que ela desempenha um papel central na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. 

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Biografia do Autor

Nara Felícia Neves Dias, Centro Universitário Christus

Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário
Christus (MESTED/UNICHRISTUS).

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde e Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Educação a Distância Centro Universitário Christus; Professora do curso de Pedagogia da FECISC/UECE. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Educação Formação do PPGE/UECE; Editora Gerente da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Membro do comitê científico da Revista Brasileira de Educação (RBE), Revista EaD em Foco, da Hachetetepé: Revista científica de Educación y Comunicación. Membro da comissão científica Congresso Brasileiro de Informática na educação. Membro do projeto de pesquisa Qualificação de periódicos científicos de educação: articular para internacionalizar (2023-atual), financiado pela FUNCAP e CNPq. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais