Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil em uma escola pública de Itapipoca-Ceará
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5569.p91-96.2024Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo, educação infantil, inclusão escolarResumo
A inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na educação infantil é fundamental para a construção de uma educação inclusiva. Este artigo visa apresentar dados sobre matrículas de crianças com TEA em uma escola pública de Itapipoca-Ceará, com base nas informações fornecidas pela sua Secretaria Municipal de Educação (SME) nos últimos quatro anos, além de discutir o processo de inclusão dessas crianças na escola. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória que envolve o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, embora haja progressos na inclusão de crianças com TEA, ainda são necessárias políticas e práticas que promovam a formação continuada de profissionais da educação e assegurem um suporte adequado, tanto para as crianças quanto para os professores. Entende-se que, apesar das dificuldades, a inclusão na educação infantil pode ser significativamente fortalecida quando há dedicação, empatia, conhecimento, planejamento e recursos pedagógicos adequados. Conclui-se que a escola deve ser um espaço acolhedor para todos os alunos, incluindo aqueles com TEA, e que ela desempenha um papel central na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.