A extensão universitária em prol da inclusão digital à comunidade do norte cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5570.p5-11.2024

Palavras-chave:

projeto de extensão, inclusão digital, aprendizagem colaborativa

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a importância do projeto "Inclusão Digital e Aprendizagem Colaborativa em Canindé" na redução da exclusão digital e no fomento ao desenvolvimento local. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, aplicando questionário para avaliar o conhecimento em informática da comunidade. Os resultados mostram um forte interesse em aprender ferramentas básicas de informática e web. A discussão enfatiza a necessidade de se equilibrar a formação de professores, a infraestrutura e o currículo para uma implementação eficaz das tecnologias. Conclui-se que projetos de inclusão digital são essenciais para capacitar a população e promover a equidade social, sendo necessários investimentos governamentais mais robustos. 

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Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde e Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Educação a Distância Centro Universitário Christus; Professora do curso de Pedagogia da FECISC/UECE. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Educação Formação do PPGE/UECE; Editora Gerente da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Membro do comitê científico da Revista Brasileira de Educação (RBE), Revista EaD em Foco, da Hachetetepé: Revista científica de Educación y Comunicación. Membro da comissão científica Congresso Brasileiro de Informática na educação. Membro do projeto de pesquisa Qualificação de periódicos científicos de educação: articular para internacionalizar (2023-atual), financiado pela FUNCAP e CNPq. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 

Júlio César Almeida Cirino, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé - FECISC/UECE.

Antonia Leonarda Silva Amorim, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé - FECISC/UECE.

Line Maria de Lima Gadelha, Centro Universitário Christus

Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Digitais do Centro Universitário Christus, MESTED/Unichristus.

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais