Elaboração e validação de um treinamento híbrido simulado em parto pélvico e distócia de ombro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5605.p72-79.2024

Palavras-chave:

treinamento por simulação, educação a distância, apresentação pélvica, distocia do ombro, estudos de validação

Resumo

Introdução: O ensino híbrido combina atividades online, como a educação a distância (EaD), e presenciais, como a simulação, tem surgido como uma estratégia promissora na educação continuada de profissionais de saúde. Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um curso híbrido de parto vaginal pélvico e distócia de ombro para médicos residentes de ginecologia/obstetrícia (GO). Método: Estudo observacional de construção e validação de curso híbrido baseado no modelo de quatro componentes do desenho instrucional (4C/ID), apresentando um módulo teórico em EaD e um módulo presencial de simulação. Após aprovação do Comitê de Ética, foi conduzido no Centro de Simulação da Faculdade Pernambucana de Saúde (CSim-FPS) entre junho de 2023 e setembro de 2024. O curso teve seu conteúdo e aparência validados por um grupo de experts das áreas de EaD e simulação, através do índice de validação de conteúdo (IVC) ≥ 0,80 e o teste binomial (p≥ 0,05). Resultados: Oito experts foram incluídos, três experts em EaD e seis experts em simulação em GO. O IVC para o conteúdo e para a aparência foram respectivamente 1,0 e 0,88 validando o curso. O teste binomial teve resultados semelhantes. Conclusão: O produto do estudo foi um curso híbrido para o manejo da distocia de ombro e parto pélvico validado por experts de EaD e GO. Tais achados reforçam a relevância dos cursos híbridos - combinação de EaD e simulação – como estratégia promissora para a educação continuada, em áreas que exigem aprendizagem complexa, como a obstetrícia.

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Biografia do Autor

FELIPE SILVA, FACULDADE PERNAMBUCA DE SAÚDE

Mestrando em Educação para o Ensino na área de Saúde na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Brena Carvalho Pinto de Melo, Doutora em Educação para Profissões em Saúde pela School of Health Professions Education, Facul. Maastricht University, azm, Holanda

Doutora em Educação para Profissões em Saúde pela School of Health Professions Education, Facul. Maastricht University, azm, Holanda

Luciana Marques Andreto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Nutrição na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

Bruno Hipólito da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Patrícia Gomes de Matos Bezerra, Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)

Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais