Elaboração e validação de um treinamento híbrido simulado em parto pélvico e distócia de ombro
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5605.p72-79.2024Keywords:
treinamento por simulação, educação a distância, apresentação pélvica, distocia do ombro, estudos de validaçãoAbstract
Introdução: O ensino híbrido combina atividades online, como a educação a distância (EaD), e presenciais, como a simulação, tem surgido como uma estratégia promissora na educação continuada de profissionais de saúde. Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um curso híbrido de parto vaginal pélvico e distócia de ombro para médicos residentes de ginecologia/obstetrícia (GO). Método: Estudo observacional de construção e validação de curso híbrido baseado no modelo de quatro componentes do desenho instrucional (4C/ID), apresentando um módulo teórico em EaD e um módulo presencial de simulação. Após aprovação do Comitê de Ética, foi conduzido no Centro de Simulação da Faculdade Pernambucana de Saúde (CSim-FPS) entre junho de 2023 e setembro de 2024. O curso teve seu conteúdo e aparência validados por um grupo de experts das áreas de EaD e simulação, através do índice de validação de conteúdo (IVC) ≥ 0,80 e o teste binomial (p≥ 0,05). Resultados: Oito experts foram incluídos, três experts em EaD e seis experts em simulação em GO. O IVC para o conteúdo e para a aparência foram respectivamente 1,0 e 0,88 validando o curso. O teste binomial teve resultados semelhantes. Conclusão: O produto do estudo foi um curso híbrido para o manejo da distocia de ombro e parto pélvico validado por experts de EaD e GO. Tais achados reforçam a relevância dos cursos híbridos - combinação de EaD e simulação – como estratégia promissora para a educação continuada, em áreas que exigem aprendizagem complexa, como a obstetrícia.
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