Avaliação docente e formação pedagógica no ensino superior em saúde: Um estudo da arte
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5590.p30-35.2024Keywords:
Formação Continuada, Observação Docente, Revisão de Literatura, Ensino em SaúdeAbstract
A avaliação voltada aos professores e suas práticas nas instituições de ensino tem se mostrado de suma importância nos últimos anos, tanto na educação básica quanto na educação superior. Esse tipo de avaliação se propõe beneficiar tanto docentes como discentes e instituições, visto que pode ser considerada uma oportunidade de desenvolvimento profissional, além de fortalecer os aspectos positivos do ensino e sua metodologia, auxiliando e aprimorando os resultados educacionais dos envolvidos. Nesse sentido, a pesquisa que se apresenta versa sobre estudos sobre a exposição de docentes do ensino superior às formações pedagógicas continuadas, desenvolvidas a partir de avaliações feitas por observações em sala de aula à estes docentes. Logo, definimos como objetivo identificar e avaliar estudos que mostram a formação pedagógica a partir da avaliação do docente no ensino superior em saúde no Brasil. Metodologicamente, o estudo compreende uma revisão de literatura, a partir da identificação de artigos em periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, pesquisados em bases científicas como Scielo, Lilacs, periódicos da CAPES e biblioteca nacional de teses e dissertações, considerando os três descritores: Formação docente e/ou avaliação docente e/ou observação em sala de aula. Os estudos disponíveis, mesmo sendo poucos, enfatizam a urgência de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem entre os docentes, destacando a formação pedagógica continuada como um recurso indispensável para o progresso profissional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.