Formação do professor universitário: desafios para os novos tempos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.4897.p29-31.2023

Palabras clave:

ensino superior, universidade, formação de professores

Resumen

A formação docente universitária é um tema que vem ganhando visibilidade nas pesquisas sobre quando pensamos as mudanças educacionais ao longo dos últimos tempos. Hoje, percebe-se uma necessidade de repensar a formação desses profissionais, principalmente quando pensamos o processo de formação continuada e os desafios perante o que se apresente nos contextos pós-pandemia. Buscou-se, neste breve ensaio, refletir sobre as implicações para a prática da prática docente no Ensino Superior, assim como refletir sobre sua atuação e os principais desafios que atravessam o cotidiano da prática docente. Como resultados, percebe-se que vários tensionamentos se mostram ao professor universitário, principalmente quando pensamos o lugar social da função da educação, assim como a sua finalidade e quem é o público que hoje chega ao espaço universitário. Há uma necessidade de buscar novas práticas pedagógicas, novos modos de ensinar, refletir sobre o público discente, assim como atentar-se para os desafios da realidade social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sônia Maria Soares de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Metodologias do Ensino de História (UECE)

 

 

 

Publicado

2024-04-16

Número

Sección

Artigos Originais