O CONCEITO DE “LIBERDADE CRIATIVA” EM SUA APLICABILIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5057.p31-33.2025

Palabras clave:

liberdade criativa, arte-educação, transdiciplinaridade.

Resumen

 

Trata-se de apresentar o conceito de Liberdade Criativa enquanto um manancial de teorias e práticas aplicadas às instituições de ensino e às práticas pedagógicas cotidianas, no estabelecimento de culturas institucionais alicerçadas pelas artes enquanto frentes de pesquisa e transdisciplinaridades. Um conceito nascido a partir de vivências de arte-educação que tem então uma gênese prática que migra, há cinco anos, para lapidação teórica que envolve saberes da pedagogia, da filosofia, da sociologia, da antropologia e da teoria da arte e que se desdobra enquanto um arrimo de práticas educacionais emancipadoras e libertárias, em uma conjunção entre ideais de freirianos de educação e entre propostas voltadas para uma educação estética e artística.   

 

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Biografía del autor/a

Bruno Muneratto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em História Social da Cultura. Professor do curso de Pedagogia UECE – FECISC

Cândida Maria Farias Câmara, Mestre em Psicologia. Professora do curso de Pedagogia UECE – FECISC

Mestre em Psicologia. Professora do curso de Pedagogia UECE – FECISC

Iany Bessa Silva Menezes, Doutoranda da Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Pedagogia da Unichristus

Doutoranda da Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Pedagogia da Unichristus

Publicado

2025-05-30

Número

Sección

Artigos Originais