Desenvolvimento de ferramentas educacionais para implantação de Aprendizagem Baseada em Problemas em grandes grupos.
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5560.p56-62.2024Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Aplicativos Móveis, Ensino SuperiorResumen
As metodologias ativas de ensino têm sido cada vez mais empregadas na educação médica. Entretanto, o desafio quanto a essas metodologias, entre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), envolve questões logísticas e econômicas. Este estudo objetivou desenvolver ferramentas educacionais para uso em sessões de ABP em grandes grupos. A primeira fase do estudo foi o desenvolvimento dos softwares iTutoria Professor e iTutoria Estudante, seguida pela elaboração de um manual para aplicação desta metodologia. O primeiro foi desenvolvido com ferramenta tipo WebView, acessada via internet e utilizada pelo docente para postagens, e o segundo sob forma de aplicativo para uso pelos discentes durante sessões de tutoria. Em seguida, foi desenvolvido um manual em e-Book para orientar docentes sobre aplicação do ABP em grandes grupos. Os softwares foram avaliados quanto à usabilidade pelo instrumento System Usability Scale (SUS), e sua aceitação através de questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Participaram do estudo 36 discentes aleatoriamente escolhidos, que cursavam do terceiro ao sexto semestre do curso de medicina de um centro universitário, durante o período de novembro de 2021. A usabilidade da plataforma foi considerada boa, com um escore SUS médio igual a 70,1 e considerada com uma usabilidade e aceitação boa, tendo um potencial para o uso em sessões tutoriais, com aplicação de recursos de multimídia como vídeos e sons. O manual desenvolvido também poderá futuramente ser utilizado para treinamento docente e aplicação desta metodologia.
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