Elaboração e validação da usabilidade de jogo educativo interprofissional sobre prevenção e diagnóstico precoce da hipertensão arterial sistêmica para estudante de saúde
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5573.p61-68.2024Palabras clave:
Hipertensão, Prevalência, Teste de Usabilidade, Inquéritos e QuestionáriosResumen
Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo sobre hipertensão arterial sistêmica para estudantes da área de saúde, buscando reduzir as taxas de prevalência na região Nordeste do Brasil. Métodos: O estudo foi desenvolvido com o modelo de desenho instrucional ADDIE, baseado em uma revisão integrativa da literatura e etapas de análise, design e desenvolvimento. A amostra foi composta por graduandos selecionados por conveniência na Faculdade Pernambucana de Saúde. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário para avaliar o perfil sociodemográfico dos participantes, a usabilidade, a jogabilidade e o design do jogo. Resultados: O estudo obteve um coeficiente Alpha de Cronbach de 0.871, indicando confiabilidade no instrumento e boa aceitação do jogo. Conclusão: O jogo “Arterial” ratificou o potencial de jogos educativos no ensino de saúde.
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