Metodologias de ensino utilizadas em um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5606.p84-89.2024

Palabras clave:

Educação médica, Aprendizagem ativa, Residência médica, Metodologias de Ensino, Preceptoria

Resumen

Introdução: A utilização de metodologias ativas de ensino tem demonstrado potencial nos programas de residência médica, por se caracterizar como uma estratégia de ensino capaz de proporcionar uma educação crítico-reflexiva na atenção à saúde. Objetivo: Analisar as potencialidades e fragilidades do uso de metodologias ativas de ensino na formação acadêmica na perspectiva dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia. Método: Estudo de natureza qualitativa realizado com residentes de um programa de residência no nordeste do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e acadêmicos, bem como roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da técnica de Análise Temática de Conteúdo proposta por Minayo. A pesquisa foi aprovada sob o CAAE número 45242721.9.0000.5569 Resultados e Discussão: Participaram onze residentes, com idade variando entre 23 e 40 anos. A maior parte dos entrevistados encontrava-se no primeiro e segundo anos de residência e pertencia ao gênero feminino. Os residentes apontam para a força das metodologias ativas nos processos formativos dentro da área da saúde e chamam a atenção que tais metodologias precisam ser inseridas nos cursos de graduação. Por outro lado, ressaltam que é necessário quebrar paradigmas para abraçar o novo, uma vez que todos os entrevistados vieram de uma formação com método tradicional de ensino. Conclusão: Há uma necessidade em considerar a mudança das metodologias tradicionais, visando potencializar a formação prática, humanizada, crítica, capaz de atuar sobre princípios éticos e compromissado com a cidadania.

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Biografía del autor/a

Juliana Monteiro Costa, Faculdade Pernambucana de Saude

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Docente Colaboradora do Mestrado Profissional em educação para o ensino na área de saúde da FPS e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Jose Roberto da Silva Junior, Faculdade Pernambucana de Saude

Doutor em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Coordenador do Mestrado Profissional em educação para o ensino na área de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. 

Publicado

2024-12-11

Número

Sección

Artigos Originais