Elaboração e validação de curso na modalidade de ensino a distância sobre descarte correto de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5607.p69-75.2024Palabras clave:
educação a distância, resíduos dos serviços de saúde, medicamentos, validaçãoResumen
Objetivo: Elaborar e validar um curso a distância sobre o descarte racional de medicamentos. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, que seguiu o desenho instrucional ADDIE que se refere as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação, elaborado em uma instituição de ensino especializada em saúde, do Nordeste do Brasil, entre março de 2020 a novembro de 2021. Para o desenvolvimento do curso foi elaborado o plano de ensino com as unidades temáticas, as avaliações, o guia dos módulos e o roteiro do curso. Para a validação, os participantes após assinatura do termo de consentimento, receberam o link de acesso ao curso e, após fazer o curso, reuniram-se para a validação de conteúdo. O painel de experts foi selecionado por conveniência; já a validação semântica foi composta por um grupo de profissionais de saúde, público-alvo do curso. As alterações sugeridas de inclusão, exclusão ou melhoria, aconteceram por consenso que aconteceu em formato remoto. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da instituição, com o parecer nº 3.851.795. Resultados: foi elaborado e validado um curso autoinstrucional na modalidade de ensino à distância contendo os conteúdos: O que é o descarte racional de medicamentos?; Resíduos sólidos de saúde e as Legislações federais e estaduais vigentes, Logística reversa de medicamentos e Promoção de informações sobre o descarte racional de medicamentos. Conclusão: O curso é um produto técnico educacional de fácil acesso na modalidade a distância, que visa multiplicar os conhecimentos sobre o descarte correto de medicamentos para os profissionais de saúde.
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