Elaboração e validação de curso na modalidade de ensino a distância sobre descarte correto de medicamentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5607.p69-75.2024

Palabras clave:

educação a distância, resíduos dos serviços de saúde, medicamentos, validação

Resumen

Objetivo: Elaborar e validar um curso a distância sobre o descarte racional de medicamentos. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, que seguiu o desenho instrucional ADDIE que se refere as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação, elaborado em uma instituição de ensino especializada em saúde, do Nordeste do Brasil, entre março de 2020 a novembro de 2021. Para o desenvolvimento do curso foi elaborado o plano de ensino com as unidades temáticas, as avaliações, o guia dos módulos e o roteiro do curso. Para a validação, os participantes após assinatura do termo de consentimento, receberam o link de acesso ao curso e, após fazer o curso, reuniram-se para a validação de conteúdo. O painel de experts foi selecionado por conveniência; já a validação semântica foi composta por um grupo de profissionais de saúde, público-alvo do curso. As alterações sugeridas de inclusão, exclusão ou melhoria, aconteceram por consenso que aconteceu em formato remoto. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da instituição, com o parecer nº 3.851.795. Resultados: foi elaborado e validado um curso autoinstrucional na modalidade de ensino à distância contendo os conteúdos: O que é o descarte racional de medicamentos?; Resíduos sólidos de saúde e as Legislações federais e estaduais vigentes, Logística reversa de medicamentos e Promoção de informações sobre o descarte racional de medicamentos. Conclusão: O curso é um produto técnico educacional de fácil acesso na modalidade a distância, que visa multiplicar os conhecimentos sobre o descarte correto de medicamentos para os profissionais de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ísis Cavalcante Amaral de Siqueira, Mestrado em Educação para o Ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde

Farnacêutica e Mestre em Educação para o Ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.

Docente do Ensino Superior.

Manoela Almeida Santos da Figueira, Faculdade Pernambucana de Saúde

Cirurgiã dentista. Coodernadora do Curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Docente do Mestrado em Educação para o Ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.

Ítala Morgânia Farias da Nóbrega, Faculdade Pernambucana de Saúde

Farmacêutica.

Mestre em Ciências Farmacêutica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Docente do Curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Coordenadora da Graduação do IMIP-PE.

Bruno Hipólito da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde

Graduado em Sistema de TI. Mestre em Educação para o Ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.

Coordenador do Curso Empreendedorismo em Saúde Digital da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Docente do Mestrado em Educação para o Ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde

Publicado

2024-12-11

Número

Sección

Artigos Originais