Testes com consulta para avaliação de conhecimento de estudantes da área da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5624.p99-106.2024

Palabras clave:

aprendizagem, avaliação educacional, desempenho acadêmico

Resumen

Introdução: O teste com consulta, (TC) é uma estratégia de avaliação que permite ao estudante a consulta a fontes de estudo durante a sua realização. Objetivo: Avaliar a utilização do teste com consulta online em cursos da área da saúde. Método: estudo de avaliação sobre a utilização de testes online com consulta com estudantes e docentes da área da saúde entre fevereiro de 2023 a março de 2024. Aplicado formulário online com assertivas relacionadas ao teste em escala de Likert de 5 pontos. Realizada pelos docentes  análise de 60 questões previamente aplicadas, em relação à taxonomia e método socrático. Utilizado o  pacote estatístico R versão 4.0. para análise O critério de consenso para assertivas  Ranking médio acima de 3 e para a análise das questões a concordância de mais de 50% dos avaliadores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição  sob o número: 6.260.105. Resultados: Participaram 148 estudantes e 24 docentes que concordaram com instruções prévias esclarecedoras sobre o teste .Consideraram  o tempo do teste satisfatório e seguro o método com relação a fraude. Na análise das questões,40% estavam de acordo com o método socrático; 32%  cobravam memorização, 41% compreender/aplicar  e 27%  de  resolução de problemas. Os docentes concordaram que o TC é uma boa forma de avaliar conhecimento, o que não ficou ainda evidente na opinião dos estudantes. Conclusão: estudantes e docentes não identificaram dificuldades com utilização e aplicação dos testes, sendo reconhecido por estes últimos como um bom modelo na avaliação do conhecimento. 



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Biografía del autor/a

LUCIENE MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Saúde da Criança e do adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2024-12-11

Número

Sección

Artigos Originais